O subcomandante dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, que nesta sexta (18.dezembro) está no posto do comando-geral das operações dos bombeiros voluntários na resposta aos afetados pelas enxurradas no Alto Vale do Itajaí, Kleber Moura, vai sobrevoar as áreas afetas em Witmarsum e Dona Emma, municípios atendidos pelos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio. O sobrevoo será feito com equipe da aeronave Arcanjo dos Bombeiros Militar de Santa Catarina. Também participam da vistoria uma geóloga da Defesa Civil e uma engenheira da Prefeitura.
A ação foi definida na manhã desta sexta em reunião do GRAC – Grupo Integrado de Resposta de Ações Coordenadas, do qual faz parte a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e demais forças de segurança do município e Prefeitura. Segundo Moura, nesta sexta os bombeiros voluntários receberam cinco pedidos de auxílio relatando deslizamentos de terra e pontes danificadas nas localidades mais distantes do centro urbano. “Vamos mapear as áreas, localizar pontos de risco, situação dos acessos e até possíveis famílias isoladas”, disse. “Com isso, vamos definir as novas ações de resposta.”
Os bombeiros Voluntários em Santa Catarina integram as equipes da Força Tarefa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e Defesa Civil que atuam em resposta às enxurradas provocadas por temporal no Alto Vale do Itajaí na madrugada de ontem (17.dezembro). Nesta sexta (18.dezembro), 75 bombeiros, entre militares e voluntários, atuam nas buscas por desaparecidos: 40 deles concentram os trabalhos no bairro Revólver, a localidade mais afetada pelo evento climático em Presidente Getúlio, e os demais nas proximidades para verificar acessos, localizar eventuais pessoas isoladas e necessidade de levar suprimentos.
De acordo com o boletim da Defesa Civil de Santa Catarina, emitido na manhã desta sexta, as enxurradas causaram 12 mortes e nove pessoas ainda estão desaparecidas. São 11 mortes no município de Presidente Getúlio, a cidade mais atingida, e uma em Ibirama. As pessoas desaparecidas são de Rio do Sul (duas) e Presidente Getúlio (sete).
Os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio e Ibirama atuaram no atendimento aos pedidos de auxílio na madrugada de quinta. Durante a manhã chegou apoio dos Bombeiros Militares e de outras corporações de voluntários da região. Nesta sexta (18.dezembro) atuam equipes dos bombeiros voluntários de Lontras, São João do Itaperiú, Pomerode, Ascurra, Indaial e Vítor Meireles, além de Presidente Getúlio. Neste sábado, haverá revezamento com equipes de outras corporações. Também foram montados dois postos de comando: o geral, na sede da corporação de Presidente Getúlio, e um de operações, no bairro Revólver.
Outras ações – A pedido do prefeito de Presidente Getúlio, Nelson Virtuoso, a Polícia Militar bloqueou os principais acesso ao centro da cidade, nesta sexta a partir das 8h, para limpeza das ruas. Também ficou definido que as doações de maior volume de alimentos e água devem ser encaminhadas ao galpão da empresa Dalila Textil (rua Mirador, 2415, bairro Primavera, telefone para contato 3352-1444).
Orientação para a imprensa – Os Bombeiros Voluntários vão divulgar informes diários (texto, áudio e imagens) por volta das 11h e 17h30 por meio de grupos no WhatsApp, e-mail e site da ABVESC (www.abvesc.org.br)/aba Notícias. Também haverá um porta-voz no posto de comando-geral (Rua Rodrigo C.T. Tobias, 55 – Bairro Primavera) para entrevistas. No bairro Revólver serão permitidas imagens e os jornalistas serão recepcionados pelo respectivo comando de operações do dia.
Fotos: Gabriela Ribeiro/Secom/Prefeitura de Presidente Getúlio.
Para mais informações: Contato com a assessoria de imprensa ABVESC, Lorení Franck, telefone 47 98422-2349.