A garagem do Corpo de Bombeiros Voluntários de Irani foi ocupada por nova frota na manhã de quarta (24). No lugar do caminhão de combate a incêndios, das ambulâncias e veículos de transporte entraram miniveículos como jipe, buggy de pedal, motocas, triciclos e até um cavalinho de rodinhas. Os bombeiros voluntários, sempre a postos para urgência e emergência, atenderam nova modalidade de ocorrência: instrução de educação no trânsito para futuros motoristas, os alunos da Creche Neri Terezinha Guareschi. A turminha inaugurou o espaço “Trânsito – Educação para Cidadania”, implantado da garagem da corporação.
O comandante Sandro Alves Pereira se valeu da experiência como instrutor no Sest Senat para desenvolver o projeto. Segundo ele, o índice de acidentes no trânsito e a gravidade são significativos da região. O espaço educativo na corporação é uma forma de alertar sobre os riscos no trânsito quando não se respeitam as regras de circulação e conduta. “Nosso objetivo é sensibilizar sobre a importância dos cuidados e responsabilidades no trânsito. As crianças absorvem informações que levaram para casa, compartilham com pais e irmão”, disse. A proposta é manter o espaço aberto para as escolas de educação infantil e fundamental.
“Nosso objetivo é sensibilizar sobre a importância dos cuidados e responsabilidades no trânsito. As crianças absorvem informações que levaram para casa, compartilham com pais e irmão.
Pequenos ao volante – O espaço “Trânsito – Educação para Cidadania” tem uma pista que simula as principais sinalizações viárias como faixas contínua, pontilhada, de pedestres e de cruzamento. Na estreia do espaço, os aluninhos da Creche Neri Terezinha Guareschi foram conduzidos pelo próprio comandante e os bombeiros voluntários Wanderlei da Rocha e Leandro do Amaral. Por meio de brincadeiras aprenderam a cruzar a rua usando a faixa de pedestre, a seguir pela pista respeitando a faixa de sinalização e até manobras no cruzamento, cada um aguardando a sua vez e no limite de velocidade permitido pela lei.