As corporações de bombeiros voluntários de Lontras, no Alto Vale do Itajaí, e Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte, contam com novos bombeiros voluntários. Em Lontras, são 11 novos integrantes, que receberam os uniformes em cerimônia no dia 13 de outubro. Na mesma data, a unidade comemorou oito anos de fundação – a data oficial é 6 de outubro. Já em Balneário Barra do Sul, os 21 novos bombeiros se formaram no dia 28 de setembro. Os eventos reuniram familiares, amigos e lideranças da comunidade.
Juntas, as duas corporações passam a contar com 32 integrantes nas escalas de plantão
Na celebração dos Bombeiros Voluntários de Lontras, foram feitas as entregas da bata (peça do uniforme dos bombeiros) e tarja com o nome aos novos bombeiros voluntários (simbolizando a conclusão da formação) e luvas de graduação; homenagens aos bombeiros voluntários e aos oito anos de fundação da unidade. No encerramento, o tradicional batismo de mangueira. A Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) foi representada pelo diretor Gilberto Tassi, que preside os Bombeiros Voluntários de Ibirama e a Regional do Alto Vale do Itajaí.
Segundo o comandante da corporação, Cleucio Bruennig, o curso de formação abordou, entre os temas, situações com produtos perigosos, resgates terrestres e aquáticos, primeiros socorros além de combate a incêndios. Em novembro, a corporação abrirá processo seletivo para a turma de 2025. Podem se inscrever pessoas com mais de 18 anos. O curso é gratuito e tem duração de 10 meses.
Litoral Norte – Nos Bombeiros Voluntários de Balneário Barra do Sul, o curso de formação dos novos bombeiros ocorreu de março a setembro, totalizando 383 horas de aulas e práticas e contou com o apoio de instrutores das unidades de Araquari, São Francisco do Sul e Ilhota. A graduação dos 21 novos integrantes da corporação ocorreu dia 28 de setembro.