Quatro corporações de bombeiros voluntários filiadas a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC): Ascurra, Caçador, Concórdia e Treze Tílias, participaram, de 17 a 19 de maio, da segunda edição do Encontro Latino Americano de Resgate Veicular e Trauma. O evento é promovido pela Asociação Latino Americana de Resgate Veicular (ALAREV) e foi realizado pela 4ª Cia. de Bombeiros de Puerto Montt, Chile.
As unidades de Ascurra, Caçador, Concórdia e Treze Tílias conquistaram 11 troféus nas provas de resgate veicular de trauma
O evento reuniu 16 equipes nas provas de resgate veicular e 17 nas de trauma de cinco países: Brasil, Peru, Argentina, Paraguai e Chile. Do Brasil, além das unidades dos voluntários, participaram equipes do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e a São Francisco Resgate (rodovias). A terceira edição do encontro será realizada pelos Bombeiros Voluntários de Concórdia.
Os bombeiros voluntários de Santa Catarina contabilizaram 11 troféus nas duas categorias (veja quadro abaixo), entre eles o segundo lugar da classificação geral de trauma (Bombeiros Voluntários de Ascurra) e o primeiro, segundo e terceiros lugares na geral de trauma: Treze Tílias, Caçador e Concórdia, respectivamente.
A equipe de trauma dos Bombeiros Voluntários de Treze Tílias, formada por Murilo Concatto Thaler e Maurício Tomaz dos Anjos, estreou em eventos internacionais e obteve a maior classificação. Para o comandante Valdemir Weirich, o desempenho não enfatizou apenas a habilidade e dedicação da dupla, mas também elevou o nome dos Bombeiros Voluntários de Treze Tílias a novos patamares de reconhecimento e respeito.
“Eles demonstraram um alto nível de competência técnica, trabalho em equipe e comprometimento com a vida humana, valores que são a essência da nossa missão como bombeiros”, destacou. “Além disso, a participação nestes eventos são fundamentais para a troca de experiências e conhecimentos, pois essas oportunidades permitem que os profissionais compartilhem práticas, técnicas e aprendizados, o que fortalece a capacidade de resposta da corporação e aprimora continuamente o serviço prestado à comunidade.”
Para o comandante dos Bombeiros Voluntários de Concórdia, Juliano Camillo, a participação das equipes neste tipo de evento fomenta o crescimento técnico de toda corporação, uma vez que é necessário muitos estudos e treinamentos, o que leva ao melhor desempenho nas emergências atendidas pela corporação. “O modelo de ensino e aprendizagem fornecido por esta plataforma, garante que nossos bombeiros atuem dentro das diretrizes propostas pela Organização Mundial de Resgate”, lembrou.
SAIBA MAIS ן CLASSIFICAÇÃO GERAL
→ RESGATE VEICULAR
Campeão geral
1º lugar Corpo de Bombeiros de São Paulo
2º lugar Bombeiros Voluntários de Ascurra
3º lugar Bomberos de Santiago, Concepción, Chillan, Quillón e Puerto Montt – Chile
Melhor Comando
1º lugar Corpo de Bombeiros de São Paulo
2º lugar Bombeiros Voluntários de Ascurra
3º lugar 2ª Cia de Bomberos San Pedro de La Paz – Chile
Melhor Equipe Técnica
1º lugar Bombeiros Voluntários de Ascurra
2º lugar Corpo de Bombeiros de São Paulo
3º lugar Serviço Médico de Emergências – Paraguai
Melhor equipe médica
1º lugar Bomberos de Santiago, Concepción, Chillan, Quillón e Puerto Montt – Chile
2º lugar Bombeiros Voluntários de Ascurra
3º lugar Corpo de Bombeiros de São Paulo
→TRAUMA
Campeão geral
1º lugar Bombeiros Voluntários de Treze Tílias
2º lugar Bombeiros Voluntários de Caçador
3º lugar Bombeiros Voluntários de Concórdia
Prova standard
1º lugar Bombeiros Voluntários de Concórdia
2º lugar Bombeiros Voluntários de Treze Tílias
3º lugar Bomberos de Santiago, Concepción, Chillan, Quillón e Puerto Montt – Chile
Prova complex
1º lugar Bombeiros Voluntários de Treze Tílias
2º lugar Bombeiros Voluntários de Caçador
3º lugar Resgate São Francisco