A Associação dos Bombeiros Voluntários em Santa Catarina (ABVESC), filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil (Conabov), representou os bombeiros do Brasil no 6º Encontro da União dos Bombeiros dos Países de Língua Portuguesa (UBPLP), organizado pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), na cidade de Mafra (distante 30 minutos de Lisboa), dia 25 de novembro. Participaram o comandante estadual dos bombeiros voluntários em SC e comandantes dos Bombeiros Voluntários de Indaial, Evandro Vinotti, e o secretário executivo, Heitor Ribeiro Filho. A UBPLP não se reunia desde 2014.
O 6º Encontro da União dos Bombeiros dos Países de Língua Portuguesa foi organizado pela Liga dos Bombeiros Portugueses e realizado em Mafra, cidade da região de Lisboa
A União dos Bombeiros dos Países de Língua Portuguesa, criada em 2007, é presidida pela Liga dos Bombeiros Portugueses e integrada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste – juntas, estas nações representam mais de 250 milhões de pessoas. A principal proposta do encontro foi definir estratégias de cooperação entre os bombeiros dos oito países. Para tanto, cada delegação apresentou suas experiências, fragilidades, potencialidades e competências.
Para o comandante estadual dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina, a participação da ABVESC no encontro resultou em importantes contribuições, como a troca de experiências e conhecimento técnico. Ele vê a possibilidade, ainda, de se estabelecer intercâmbios para qualificação nas duas vias: tanto bombeiros brasileiros treinar em países que integram a União quanto receber equipes com o mesmo propósito. “Nós, do Brasil, podemos passar diferentes experiências”, disse.
Estratégia – Para o próximo biênio, com o intuito de aprofundar os laços de cooperação, as delegações aprovaram a realização de inventário dos recursos necessários, intercâmbio de peritos, estudo de acidentes e catástrofes, organização de seminários e relatórios a serem apresentados para as entidades governamentais.
No encerramento do encontro, elegeram a diretoria executiva para 2023-24 e o calendário dos próximos encontros. A presidência da UBPLP será ocupada por Angola, tendo Portugal na diretoria executiva e Rui Silva, secretário da comissão da União, como o secretário permanente. Angola também será a anfitriã do encontro em 2024 e, o Timor Leste, em 2026.
Na sequência do encontro, as delegações visitaram a Escola Nacional de Bombeiros (ENB), localizada em Sintra, e a sede da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).
O jantar de abertura do evento, realizado dia 24, contou com a presença secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto; do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), brigadeiro-general Duarte da Costa; e o presidente da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), Vítor Reis.