Os bombeiros voluntários de Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, fazem a capacitação em primeiros socorros para os professores da rede municipal de ensino. Os treinamentos iniciaram em abril e vão prosseguir em maio, realizados durante as parada pedagógicas. A parceria entre a corporação e a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto abrange todas as escolas e centros de educação infantil do município.
A proposta do projeto é capacitar os funcionários das unidades de ensino — um público de 200 servidores — sobre procedimentos em casos de emergência como engasgamento, parada cardiorrespiratória e outras situações que resultem em risco à vida. Com os treinamentos os docentes estarão preparados para dar a primeira resposta ao público do universo escolar até a chegada do socorro especializado.
As capacitações (teoria e práticas) são feitas pelo bombeiro Alex de Lima em cada unidade de ensino. Para ele, é de fundamental importância que as escolas tenham profissionais capacitados uma vez que a primeira resposta minimiza risco e pode salvar vidas. “As capacitações melhoram a conduta dos profissionais diante de situações vulneráveis”, observa.
O projeto atende a Lei Federal 13.722, de 2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil — a Lei estabelece ainda que as capacitações ou reciclagem devem ser anuais. A legislação federal é conhecida como Lei Lucas, referência a Lucas Begalli Zamora, 10 anos, que morreu em setembro de 2017 em decorrência de engasgamento com lanche durante um passeio escolar em Campinas (SP).
(Com reportagem de Alex Lima)