O Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia realiza, de 15 a 17 de março, o 2°Encontro Catarinense de Trauma. A expectativa é receber até 36 equipes de atenção pré-hospitalar das corporações de bombeiros voluntários, militares e SAMU. O evento tem apoio das associações dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) e da Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES). Também será a seletiva para o Desafio Nacional de Trauma, que neste ano será realizado em Brasília (a data ainda não está definida).
A segunda edição do encontro traz inovações. Neste ano serão três dias de competições, acréscimo necessário para atender também o aumento no número de equipes participantes – no ano passado foram dois dias de desafios entre 24 grupos. Além disso, a organização decidiu aceitar a inscrição de times não competitivos. Neste caso, os socorristas participam das provas, são avaliados e recebem as orientações dos avaliados como os demais; apenas não pontuam para o ranking de classificação da seletiva. O propósito é proporcionar experiência às equipes iniciantes em desafios e incentivar a participação de cada vez mais grupos em eventos desse gênero.
Concórdia: Corporação sediou 1 Desafio Catarinense de Trauma
“Os encontros de trauma são considerados uma das melhores plataformas de formação e aperfeiçoamento das técnicas e procedimentos de atenção pré-hospitalar. Permitem compartilhamento de conhecimento porque recriam situações da rotina dos profissionais de resgate e salvamento”, justifica o coordenador do evento e subcomandante dos bombeiros voluntários de Concórdia, Igor Schwingel. “A nossa expectativa é realizar um evento de alto nível técnico, que todas as vagas sejam preenchidas e que desse encontro saiam boas equipes para representar Santa Catarina no desafio nacional e mundial”, disse.
Como será
Os desafios do 2°Encontro Estadual de Trauma serão realizados na rua Leonel Mosele (Rua Coberta), ao lado da Praça Dogello Goss. Cada dupla, composta por bombeiros, técnicos em enfermagem, enfermeiros ou médicos, terá 10 minutos para completar provas nas modalidades standard e complexa em simulados com vítimas poli traumatizadas – esmagamentos, amputações, fraturas e queimaduras -, decorrentes de acidentes em diferentes ambientes (montanha, aquático, trabalho, trânsito entre outros).
A recepção dos participantes e congresso técnico ocorre a partir das 8h do dia 15, no Corpo de Bombeiros Voluntários. As primeiras 15 equipes inscritas terão direito a alojamento.
Serviço
- O quê: 2°Encontro Estadual de Trauma
- Quando: de 15 a 17 de março
- Onde: Concórdia
- Pré-inscrição: até 1° de fevereiro pelo site da ABVESC ou neste link
Orientações gerais
- No dia 4 de fevereiro as equipe pré-inscritas receberão e-mail de confirmação de vaga e orientações para pagamento de taxas e apresentação de documentos;
- A lista das equipes selecionadas para o desafio será publicada na fanpage do Corpo de Bombeiro Voluntário de Concordia;
- Acesse aqui o informativo do 2°Encontro Estadual de Trauma.