No último dia 12 de julho ocorreu a formatura de 36 socorristas das corporações de bombeiros voluntários de Ibirama, Presidente Getúlio e Lontras, além de profissionais da área do SAMU, de Witmarsum, Ibirama e Ascurra. A solenidade de conclusão do curso, foi realizada na sede dos Bombeiros Voluntários de Ibirama e contou com a presença de autoridades, bombeiros e familiares.
O curso é oferecido pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, em parceria com a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina – ABVESC, teve início em fevereiro e duração de 300 horas/aulas, ministradas por mais de 20 instrutores de referência na área.
Os participantes puderam se atualizar na área de atendimento pré-hospitalar, a partir de uma grade curricular que obedeceu o preconizado na portaria do Ministério da Saúde Nº 2048, de 5 de novembro de 2002, e também com protocolos estabelecidos através do PHTLS (pré-hospitalar ao traumatizado) 8ª edição.
Para o coordenador local do curso e subcomandante dos Bombeiros Voluntários de Ibirama, Ruinei Pinsegher, a capacitação tem grande importância para ambas as instituições, considerando que contarão com bombeiros socorristas e profissionais do SAMU, preparados com as mais novas atualizações da área pré-hospitalar. “O maior número de atendimentos das Corporações de Bombeiros é na área de atendimento pré-hospitalar e sabemos que quanto mais preparados os socorristas estiverem, a comunidade é quem ganha com a maior eficácia na prestação do socorro”, destacou.
Juntas, as Corporações de Bombeiros Voluntários das cidades de Ibirama, Lontras, Presidente Getúlio e SAMU atendem aproximadamente (sete mil ocorrências pré-hospitalares por ano, sendo elas emergências clínicas, traumas diversos e acidentes de trânsito.
Reportagem e texto: Alex de Lima
Edição: Heitor R. Filho
Fotos: Everton Junior Morais/ Bombeiro Voluntário de Presidente Getúlio