

Bombeiros Voluntários de Santa Catarina, das cidades de Jaraguá do Sul, Ibirama, Ascurra, Indaial, Presidente Getúlio, Irani e Lontras, participaram no sábado (12), de um treinamento na cidade de Puerto Iguazú, na Argentina.
A capacitação de combate a incêndio e resgate, foi realizada em simuladores que estão instalados em duas carretas e pertencem a Escola Nacional de Bombeiros da Argentina. Uma carreta abriga o Centro Móvel de Formação Espaço Confinado (CEMEC) e a outra, o Centro de Treinamento Móvel de Incêndios (CEMI).
Na carreta do CEMEC é realizada a simulação do desabamento de estrutura predial, onde, os alunos realizam à procura de vítimas para serem resgatadas. O ambiente é constituído por uma série de túneis, labirinto com obstáculos, rampas, buracos, e etc., sendo que o monitoramento das ações é computadorizado.
Já o contêiner do CEMI simula ambientes de edificações com fogo, por meio da técnica identificada como “combate 3D”, gerando temperatura de aproximadamente 600 graus, fumaça, som e ruídos que imitam uma situação real.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Puerto Iguazú, as carretas são únicas na América Latina e são usadas especialmente para treinamentos intensivos, onde, o grupo de formação percorre o país, neste caso à Argentina, capacitando seus bombeiros. Como os equipamentos estavam próximos da fronteira com o Brasil, foi feito o convite aos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina.
O curso ensinou técnicas de prevenção e combate a incêndio e resgate em espaço confinado, sendo unânime entre os Bombeiros Voluntários participantes a qualidade dos simuladores e sua eficiência, aproximando-se muito da realidade enfrentada pelos Bombeiros.
Para o Comandante Jaime Júnior do Bombeiro Voluntário de Ascurra e elo da ABVESC com a Escola Nacional de Bombeiros da Argentina, a atividade trouxe aprimoramento profissional, bem como, novas técnicas no combate a incêndios e nos resgates em espaços confinados para os Bombeiros Voluntários de Santa Catarina. “Agradecemos aos Bombeiros da Argentina pela oportunidade e de forma especial, ao Comandante Walter Sebastian Bareiro de Puerto Iguazu, pelo convite e a calorosa acolhida a nossa delegação”. Destacou ainda o Comandante.
Matéria: Ananda M. Back – Estagiária em Jornalismo
Heitor R. Filho e Alex de Lima – Comunicação Social da ABVESC
Fotos: Bombeiros Voluntários da Argentina