Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul comemoram 59 anos

Presidente dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul durante o discurso em honra aos 59 anos de fundação da entidade (Fotos: Cesar Castro/Divulgação/BV Jaraguá do Sul)

Os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul comemoraram 59 anos de fundação no último dia 22 de agosto. Na cerimônia foram homenageados os bombeiros que completaram cinco, 10, 15 e 30 anos de serviços à comunidade por intermédio da corporação no período de junho de 2024 a junho de 2025. O trabalho do ex-comandante Hermínio Lucioli (1970 a 1991) também foi destacado durante o evento, celebrado no auditório da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) com a presença de bombeiros, representantes do Executivo, Legislativo e das demais forças de segurança do município.

Cerimônia também homenageou bombeiros com cinco, 10, 15 e 30 anos de serviços voluntários

Na mesma noite, às 20h, os bombeiros voluntários acionaram a sirene em alusão ao aniversário. O toque simbólico remete à tradição iniciada em 1968, quando a torre da sede foi inaugurada e passou a abrigar o equipamento que, à época, servia como principal forma de comunicação para mobilizar os bombeiros durante emergências.

Em sua fala, o diretor presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), Ivan Frederico Hudler, destacou o êxito da corporação em acompanhar o crescimento populacional e desenvolvimento do município, traduzindo parte dos serviços prestados em números. “Neste ano, até neste dia 22, os bombeiros fizeram mais de 3.700 atendimentos pré-hospitalares, uma média de 15 por dia”, exemplificou. “O crescimento da cidade se reflete na corporação, que serve com profissionalismo”, observou. Hudler agradeceu, ainda, o apoio das demais entidades de segurança e do poder público.

Giocondo Tagliari Calomeno, presidente dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, destacou o profissionalismo dos voluntários que atuam na corporação. Ele lembrou que todos os meses os veículos de emergência percorrem 20 mil quilômetros para atender os chamados de urgência e emergência. Sobre o aniversário de fundação, disse que o caminho para chegar a esse marco foi construído com muito trabalho, coragem e generosidade ao logo de mais de cinco décadas. “Os voluntários são a força, compromisso com a vida e segurança da comunidade”, destacou. Calomeno também reconheceu o esforço dos bombeiros, o apoio dos familiares e contribuições do poder público.

Para o comandante dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Neilor Vincenzi, os 59 anos da corporação são momento de celebração e gratidão por uma história construída por muitas mãos. “Os bombeiros voluntários se tornaram referência porque muitos homens e mulheres doaram parte das suas vidas e ajudaram a moldar quem somos”, disse.

Compartilhe este artigo: