Os bombeiros voluntários de Santa Catarina vão receber, a partir do segundo semestre de 2019, R$ 850 mil para investimentos. O recurso foi incluído no orçamento do governo do Estado por meio de emenda parlamentar impositiva assinada pelo deputado Vicente Caropreso e, pela proposta, será transferido para as corporações via Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC).
A verba é parte do montante que cada deputado estadual pode destinar, por meio de emenda parlamentar, para projetos nos municípios. A Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia analisa o orçamento do Estado do próximo ano e as alterações do Plano Plurianual (PPA) 2016-19 a partir de terça (18). Já as emendas parlamentares serão analisadas a partir de fevereiro.

A partir da esquerda, Dolores Tomaselli, Ivan Hudler, Moacir Thomazi, Vicente Caropreso, Marcos Krelling e Matheus Cadorin
Vicente Caropreso apresentou a emenda impositiva à diretoria da ABVESC Nesta quinta (13). “Sabemos do valor dos bombeiros voluntários para Santa Catarina por isso destinamos a eles parte dos recursos que temos o direito de indicar nas emendas”, disse. “Assumimos o compromisso com a comunidade e aqui está”, disse ao apresentar os documentos a Moacir Thomazi, presidente da ABVESC.
No agradecimento ao deputado, Thomazi lembrou que os quase cinco mil bombeiros voluntários do Estado atendem 1,6 milhão de catarinenses e que o modelo é viável do ponto de vista técnico e financeiro (baixo custo). “O que nos deixou agradecidos, também, foi a iniciativa espontânea do deputado. Nunca pedimos nada a ele”, observou. “Tomara que outros reconheçam o valor dos bombeiros voluntários na estrutura de salvamento dos catarinenses e façam o mesmo gesto”.
A reunião com o Vicente Caropreso teve a participação também de Ivan Hudler, vice-presidente da ABVESC e da Associação de Joinville; Marcos Luiz Krelling, presidente do Sindabvesc; Dolores Carolina Tomaselli, vice-presidente, e Matheus Cadorin, executivo, ambos da Associação de Joinville.