O bombeiro voluntário da corporação de Concórdia, Maicol Oro, representou a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado (ABVESC) no 1°Intercâmbio de Bombeiros Voluntários e Equipes de Resgate do Estado de Minas Gerais. O evento foi realizado nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, na cidade de Cláudio, pela Associação Humanitária de Serviços Sociais Voluntários de Cláudio — Resgate Voluntário de Cláudio com apoio da Volunterminas — Bombeiros Voluntários e Equipes de Resgate de Minas Gerais. A entidade catarinense foi uma das apoiadoras do seminário.
O evento teve como proposta fortalecer as instituições voluntárias e seus profissionais, além de discutir a contribuição dos voluntários às forças da Defesa Civil. O seminário teve a contribuição de dez palestrantes, entre eles dois da Argentina. Oro fez a palestra “Sistema de trabalho da ABVESC e o APH no Resgate”. Segundo ele, a explanação teve como propósito passar a realidade dos bombeiros voluntários de Santa Catarina, particularmente a expertise em atendimento pré-hospitalar (APH). “Todos ficaram impressionados com a estrutura”, disse.
Os bombeiros voluntários de Santa Catarina tem experiência reconhecida nessa área de atuação — APH no resgate — compartilhada por meio dos encontros estaduais de trauma realizados em 2018 e 19, promovidos pela corporação de Concórdia. Maicol Oro fez parte da equipe que conquistou o sexto lugar, na classificação geral, no 19° Mundial de Resgate e Trauma 2018 – Cidade do Cabo, África do Sul e, em 2020, participará da 21º edição, em Miami, nos Estados Unidos. Neste ano, a equipe de resgate veicular e trauma da corporação do Oeste do Estado também conquistou o primeiro lugar, na classificação geral, no 1º Encontro Latino Americano de Resgate Veicular e Trauma em Medellín, Colômbia.