A Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) representou os bombeiros voluntários do Brasil na cerimônia em comemoração dos 136 anos da Direção Nacional de Bombeiros do Uruguai, Dia Nacional do Bombeiro e Bombeiro Voluntário, nesta quinta-feira, 26 de outubro, no quartel central em Montevideo.
Entidade catarinense representou os bombeiros voluntários do Brasil na comemoração dos 136 anos da Direção Nacional de Bombeiros daquele país
A ABVESC foi representada pelo seu presidente, Ivan Frederico Hudler, que também é secretário da Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários (CONABOV. O convite para participação do evento ocorreu após o intercâmbio de oficiais da Direção Nacional de Bombeiros do Uruguai e bombeiros voluntários daquele país com unidades filiadas a ABVESC em setembro deste ano.
Leia mais: Bombeiros do Uruguai fazem intercâmbio com a ABVESC
No Uruguai, os departamentos de bombeiros voluntários são incentivados por determinação do presidente da República, Luis Alberto Lacalle Pou, projeto iniciado há dois anos. Desde então, já alcançaram um contingente de 193 voluntários distribuídos em nove destacamentos – o mais antigo, o de San Jacinto, conta com 49 bombeiros voluntários. Já a Direção Nacional de Bombeiros do Uruguai conta com 1.600 profissionais distribuídos nos setores administrativo e operacional.
No país vizinho, o Estado provê infraestrutura operacional (equipamentos e local) para os voluntários, além da regulamentação e fiscalização das operações para garantir a qualidade. A exemplo do modelo brasileiro, estas unidades também são custeadas por doações de pessoas físicas e empresas. Cabe ao órgão oficial, ainda, a atividade de prevenção. Paralelo ao incentivo a criação de departamentos de voluntários, os uruguaios também iniciaram a atividade de Bombeiros Juniores, correspondente aos Bombeiros Mirins mantidos pelas unidades filiadas a ABVESC desde 1981.
No evento, o presidente da ABVESC entregou o relatório de atividades de 2023 para o ministro do Interior – ao qual a Divisão de Bombeiros é subordinada -, Luis Alberto Heber; ao diretor nacional dos bombeiros, o Comissário General Ricardo Riaño; e ao vice-diretor General Richard Barbosa.
Segundo Hudler, os bombeiros do Uruguai encontram na ABVESC a melhor sinergia, “o formato mais próximo do que pretendem implantar” no seu país quanto ao modelo de voluntários. Ele observou que, apesar de haver bombeiros voluntários no Brasil há 131 anos – a primeira corporação, a dos Bombeiros Voluntários de Joinville foi fundada em 1892, o modelo uruguaio está melhor estruturado quanto a legislação de regulamentação da atividade. “Foi uma experiência ótima, principalmente para conhecer a história e objetivos deles e o que enxergam do nosso modelo”, disse.