A Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) segue o estreitamento de contatos com a bancada catarinense no Congresso Nacional em busca de apoio para a Proposta de Emenda Constitucional – PEC 218-2019. A PEC, que estimula a criação de corpos de bombeiros por meio de convênio dos municípios com os bombeiros voluntários, está em tramitação na coordenação de comissões permanentes da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e também em fase de consulta pública. A inclusão do parágrafo 11 ao artigo 144 da Constituição Federal é a principal bandeira da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bombeiros Voluntários.
Nesta sexta (24 de setembro), durante visita aos Bombeiros Voluntários de São João do Itaperiú, na região do Vale do Itapocu, o presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler, entregou o relatório de atividades da entidade estadual e um ofício solicitando apoio e celeridade na tramitação da PEC à deputada federal Geovania de Sá. Durante a conversa, Hulder lembrou da longevidade dos bombeiros voluntários, em especial Santa Catarina – Estado que é berço do modelo.
“É graças a estas corporações que diretamente 1,6 milhão de catarinenses contam com o serviço de bombeiros voluntários para proteger vidas, meio ambiente e patrimônio”, disse. Ele destacou, ainda, a viabilidade técnica e financeira do modelo voluntário, tanto que tem o apoio da sociedade quanto dos governos municipais, estaduais e federal.
A deputada Geovania de Sá, por sua vez, falou sobre a sua admiração pelo trabalho dos bombeiros, em especial dos voluntários. “Paixão e dedicação é o diferencial dos voluntários”, disse. Ela garantiu ainda que, como representante da população, vai trabalhar em favor do pedido da ABVESC e empenhar esforços da sua equipe junto a Frente Parlamentar e comissões.
A conversa entre o presidente da ABVESC e a deputada contou com a presença, também, da presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de São João do Itaperiú, Elaine Cristina dos Santos Campesi, e do comandante, Rodrigo Francisco Caetano.