Os presidentes das 32 corporações filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), juntamente com a diretoria executiva e o conselho fiscal, se reuniram em assembleia geral ordinária no último sábado (6.maio.23), em Caçador, para analisar e decidir sobre as demonstrações contábeis e financeiras do exercício 2022; o relatório de atividades de 2023 e referendar a filiação da trigésima segunda corporação de bombeiros voluntários de Santa Catarina à ABVESC – localizada em Balneário Rincão, no Litoral Sul do Estado, já aprovada pela Diretoria Executiva.
Diretoria executiva, Conselho Fiscal e presidentes das associações das afiliadas se reuniram em Caçador
Os participantes foram recepcionados pelo presidente da Associação local, Luiz Antonio dos Santos, e pelo comandante Anderson Caetano de Souza na Câmara de Vereadores do município. A cerimônia de abertura contou com a presença do deputado federal, Valdir Cobalchini. Na mesma cerimônia, foi realizada a troca do Comandante Estadual dos Bombeiros Voluntários – cargo agora ocupado por Neilor Vincenzi, também comandante dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, em substituição ao comandante Evandro Vinotti, dos Bombeiros Voluntários de Indaial. A alternância na função atende ao estabelecido no regimento do Conselho dos Comandantes que estabelece dois anos para a coordenação do Conselho.
Na assembleia, os presidentes das associações filiadas, a partir dos esclarecimentos do tesoureiro da ABVESC, Alfieri Nicolau Freiberger, e considerando os pareceres favoráveis do Conselho Fiscal e da auditoria externa independente realizada pela Martinelli Auditores, aprovaram por unanimidade os documentos contábeis do exercício 2022, assim como por unanimidade aprovaram o relatório de atividades de 2023 e igualmente referendaram a filiação dos Bombeiros Voluntários de Balneário Rincão a ABVESC, que recebeu a numeração de filiação 46.
O diretor presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler, destacou os pareceres favoráveis do Conselho Fiscal e Martinelli Auditores, além dos avanços tecnológicos propiciados pela entidade às filiadas de forma equânime – ações listadas no Relatório de Atividades. Ele comentou, também, que a gestão segue no plano de trabalho com vistas à valorização e ao fortalecimento do modelo. Hudler ainda exaltou a relevância do encontro, sobretudo os benefícios que a troca de ideias e experiências trazem para o engrandecimento da entidade e do modelo “bombeiros voluntários” em Santa Catarina.
Hudler reforçou também a importância do Conselho dos Comandantes no processo de qualificação operacional das unidades, o que classificou de contribuição “inestimável” nestes seis anos de sua existência. “Embora recente, se comparado com a atuação mais que centenária dos bombeiros voluntários sinalizou muitos avanços. Somos testemunhas da dedicação e altruísmo dos comandantes que ocupam este cargo”, referindo-se ao coordenador do Conselho e comandante estadual dos bombeiros voluntários.
Nova filiada – Após a aprovação da nova filiada, que entrou em operação em dezembro de 2022 -, o presidente dos Bombeiros Voluntários de Balneário Rincão, Rogério José Cardoso, agradeceu o apoio que recebeu da ABVESC para sua reestruturação, em especial aos comandantes e presidentes dos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna (corporação madrinha) e dos Bombeiros Voluntários de Indaial e de São João do Itaperiú que disponibilizaram instrutores, além de todas as demais filiadas que contribuíram com a doação de equipamentos.
“O nosso sentimento é de gratidão e orgulho”, disse o presidente. “Nestes cinco meses de atividades somamos conquistas, graças ao apoio da Abvesc, das demais filiadas, poder público e comunidade de Balneário Rincão,” lembrou. Cardoso citou a doação de um veículo administrativo pela Prefeitura do município e a negociação em andamento para aquisição de terreno onde será construída a base operacional e administrativa. “Queremos continuar crescendo para que o modelo ‘bombeiro voluntário’ possa continuar se expandindo na região Sul do Estado.”
Leia mais: Balneário Rincão inaugura sede e forma primeiros bombeiros
Pauta administrativa — Encerrada a ordem do dia, o diretor presidente da ABVESC fez resumo sobre as principais ações da diretoria executiva em 2022. Ele ressaltou o estreitamento do relacionamento com entidades governamentais em todas as esferas de governo, em especial a assinatura, em março passado, do termo de autorização para o repasse de recursos pelo governo do Estado, no valor de R$ 8 milhões, para 32 corporações e a própria ABVESC.
O presidente também esclareceu sobre as ações, no âmbito do Senado, em especial a redução dos impactos decorrente da aprovação do projeto de lei (PL) 4.363/2001, aprovado em dezembro de 2022 na Câmara Federal – e que agora tramita no Senado, sob nº 3045/22, sem os ajustes propostos pela Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários, além de outros itens, como uma PEC – proposta de emenda à constituição e um PL – Projeto de Lei, que visam o fortalecimento da atividade de bombeiro voluntário, entre outra ações.
Ele informou, ainda, que no âmbito estadual, a ABVESC integra um processo, com apoio da Frente Parlamentar dos Bombeiros Voluntários na Assembleia Legislativa, para dentre as ações analisar a possibilidade de inclusão dos bombeiros voluntários na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de Santa Catarina.
Concluindo o encontro da Diretoria executiva com os membros do Conselho Fiscal, presidentes, comandantes das associações afiliadas e demais convidados foi apresentada a Canção dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina, ação desenvolvida por meio de um concurso interno entre as corporações e que teve sua finalização realizada pelo polo musical da unidade de Joinville.