A Associação dos Serviços Sociais Voluntários de Balneário Rincão promoveu a abertura do 1º Curso de Formação de Bombeiro Voluntário Operacional da futura corporação de bombeiros voluntários no município, entidade instituída com o apoio da Associação dos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna e da Associação estadual do Bombeiros Voluntário no Estado de Santa Catarina (ABVESC). A cerimônia e aula inaugural ocorreram neste sábado, 9 de abril, na Escola Municipal Arroio Rincão com a presença de autoridades e representantes de filiadas a ABVESC.
Futura corporação está em fase de instalação com o apoio da ABVESC
Para simbolizar o início do processo de formação e a parceria com a entidade estadual, o presidente Ivan Frederico Hudler; o presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna (corporação madrinha de Balneário Rincão), Anderson de Carvalho Nandi; o presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Indaial e Regional Indaial (a qual ela estará vinculada administrativamente), Adelir da Veiga; e o coordenador do Conselho dos Comandantes e comandante dos Bombeiros Voluntários de Indaial, Evandro Vinotti, entregam a bandeira da ABVESC para o presidente dos Bombeiros Voluntários de Balneário Rincão, Daniel Vargas da Rosa e aos alunos curso de formação, Osmar da Silva Lucio e Daniela dos Santos Marcos.
A primeira turma de futuros bombeiros voluntários de Balneário Rincão é composto por 40 alunos. O curso terá uma carga de 300 horas de capacitação, entre teoria e prática, que serão ministradas tanto no município quanto nos campos de treinamentos das demais corporações filiadas. Em seu discurso, o presidente da ABVESC anunciou, a título de empréstimo, um veículo de combate a incêndio dotado de um reservatório com capacidade para cinco mil litros de água tão logo a base operacional da futura corporação esteja adequada e os bombeiros voluntários capacitados.
Hudler agradeceu o apoio que as associações estadual e local receberam dos poderes Executivo e Legislativa do município, empresários, das corporações filiadas que cederam instrutores e estrutura de treinamento e, em especial, aos alunos. “Aproveitem este período de aprendizado. Fará diferença no currículo de vocês e também na segurança da comunidade,” observou. Os presidentes das associações de Balneário Rincão e Jaguaruna, Daniel Vargas da Rosa e Anderson de Carvalho Nandi, respectivamente, endossaram as palavras de Hudler, destacando, por sua vez, a importância do momento histórico. “Ser bombeiro é um orgulho. Honrem o propósito que aceitaram”, disse Nandi ao alunos.
O vice-prefeito de Balneário Rincão, Luiz Laurindo, disse que o início da formação dos bombeiros voluntários operacionais é um marco para a população e história da cidade. Também exaltou o comprometimento das pessoas com o bem-estar e segurança da comunidade. Também participaram do evento a secretária da Educação e Assistência Social, Jucilene Fernandes; a vereadora Marlene Locks Lewis; os vereadores Jucemar Vargas e Edmilson Bras Carlos, além de Amarildo Oliveira e Rogério Cardoso, do conselho deliberativo e fiscal da Associação Serviços Sociais Voluntários de Balneário Rincão, respectivamente.
Sobre – Fundado em 22 de setembro de 2020, a Associação dos Serviços Sociais Voluntários de Balneário Rincão tem como objetivo primordial prover a cidade do serviço de bombeiro urbano por meio de uma corporação de bombeiros voluntários legalmente instituída e organizada juntamente com a sociedade e os poderes instituídos.
Desde sua estruturação, a nova corporação é acompanhada pela Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina – ABVESC e, em especial, pela Associação dos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, que desempenha o papel de madrinha desta nova unidade, e a Regional Indaial, que é o elo deste movimento em Balneário Rincão com a entidade estadual – ABVESC.
O início das instruções do Curso de Formação de bombeiro Voluntário Operacional marca também o começo das atividades dos bombeiros voluntários de Balneário Rincão. A partir da qualificação profissional básica de bombeiro voluntário, os homens e mulheres formados atuarão em ações de prevenção e combate a incêndios, resgates de vítimas, ações de defesa civil e durante calamidades, sempre adotando medidas que visam a preservação da vida, do meio ambiente e do patrimônio público e privado.