O bombeiro voluntário e enfermeiro dos Bombeiros Voluntários de Ascurra-Apiúna-Rodeio (CBVU União), Jorge Rafael Schlemper, concluiu a capacitação no “Curso de Formação de Multiplicadores em Urgências e Emergências em Saúde Mental”, promovido pelo Ministério da Saúde. O projeto, lançado no dia 1 de setembro deste ano e voltado para profissionais do Samu, abriu vagas para os bombeiros voluntários das filiadas a ABVESC por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES).
Segunda turma de curso oferecido pelo Ministério da Saúde terá mais três bombeiros de filiadas da ABVESC
Schlemper, único bombeiro voluntário no grupo de 29 profissionais de oito Estados, cumpriu os módulos pedagógico e psiquiátrico de forma virtual e, nos dias 30 de setembro, 1 e 2 deste mês, participou da carga horário presencial. A segunda turma, que iniciou as instruções por videoconferência nesta quarta (6 de outubro), tem a participação de mais três bombeiros voluntários: Danúbia Aparecida de Oliveira, instrutora do Núcleo de Ensino do CBVU União, Emanuelli Hinkeldei – bombeira e coordenadora do Núcleo de Ensino dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul; e Paulo Sérgio de Castro Leão, bombeiro e coordenador do Núcleo de Ensino dos Bombeiros Voluntários de Concórdia. Eles encerram a capacitação também com aulas práticas nos dias 12, 13 e 14 de novembro.
Bombeiros voluntários de SC farão capacitação promovida pelo Ministério da Saúde
O “Curso de Formação de Multiplicadores em Urgências e Emergências em Saúde Mental” capacita médicos e enfermeiros para realizar atendimentos de pacientes em sofrimento psíquico, quadro que foi agravado devido à pandemia de Covid-19. Para o bombeiro e enfermeiro do CBVU União, o desenvolvimento do curso, material didática e engajamento dos técnicos do Ministério da Saúde demonstram a importância do tema no contexto da saúde pública. “No que tange ao corpo docente, pude perceber o quão rico é o material humano daquela instituição”, disse Schlemper. “Muitas possibilidades vão nascer desse aprendizado, oportunizando aos pacientes atendidos pelos bombeiros um tratamento digno, correto e centrado no humano.”
Metodologia – O “Curso de Formação de Multiplicadores em Urgências e Emergências em Saúde Mental” tem como objetivo fortalecer a prática de condutas humanizadas e terapêuticas no âmbito da saúde mental. Prepara os profissionais para uma assistência cada vez mais adequada a pacientes que utilizam do serviço e apresentam quadros como: ansiedade, depressão, violência autoprovocada, ideação suicida e transtornos por uso de substâncias psicoativas, por exemplo.
Dados do Ministério da Saúde indicam que o Brasil está entre os 14 países do mundo que têm taxas crescente de suicídio – entre 15 e 29 anos, o suicídio é a terceira maior causa de morte do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).