Grade contemplou resgate veicular, salvamento em altura, comportamento extremo do fogo, buscas e resgate em estruturas colapsadas
Trinta participantes entre bombeiros, socorristas e técnicos em segurança no trabalho dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais participaram, de 2 a 5 deste mês, do Curso de Resgate Urbano promovido pelos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul e realizado pelo Núcleo de Ensino e Instrução. O curso, com carga de 40 horas entre teoria e prática, foi dividido em quatro módulos: resgate veicular, salvamento em altura (SAL), comportamento extremo do fogo (CFBT) e busca e resgate em estruturas colapsadas (BREC).
De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Neilor Vincenzi, o conteúdo programático incluiu capacitação para situações que envolvem novas tecnologias, como geradores de energia solar (fotovoltaica), veículos híbridos e elétricos, além de outros assuntos e áreas específicas, como o arvorismo. “Foram quatro dias de treinamentos intensos, de muito aproveitamento. O resultado foi positivo,” disse.
O curso de Resgate Urbano teve a participação de bombeiros voluntários de Corupá, Caçador, Concórdia, Joinville, Massaranduba, Pomerode, Presidente Getúlio, São Bento do Sul, Nova Petrópolis (RS), de filiados a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Minas Gerais (Volunterminas), do SAMU de Belo Horizonte e técnicos de segurança no trabalho da Nanete Malhas, de Jaraguá do Sul.