O baixo volume de chuva registrado na região Oeste do Estado, desde maio deste ano, fez aumentar os incêndios em vegetação. Para atender o aumento do número de ocorrências os bombeiros voluntários precisaram mobilizar várias equipes para atuar com sobreaviso e fazer alertas específicos de prevenção. De acordo com o boletim hidrológico emitido pela Epagri/Ciram nesta segunda (23.setembro), data que marca o início da primavera, há nove estações com indicativo de emergência quanto ao abastecimento de água devido a baixa precipitação, entre elas a de Concórdia.
Para os Bombeiros Voluntários de Concórdia o número de atendimentos a chamados de incêndio em vegetação mais que dobrou durante o mês de agosto. Segundo o comandante Juliano Camilo, esse tipo de ocorrência é decorrente do impacto direto do inverno seco, condição adversa da observada no ano anterior. “As áreas onde mais ocorrem incêndios, na nossa jurisdição, são os campo de vegetação rasteira e reflorestamentos,” disse.
Os bombeiros voluntários de Caçador, no Meio-oeste do Estado, registram aumento de 78% nos casos de fogo em vegetação nos oito primeiros meses do ano. De janeiro a agosto do ano passado a corporação foi acionada para conter 25 incêndios dessa natureza; no mesmo período deste ano foram 76 casos. “Chegamos a ter várias equipes por dia empenhadas nessas ocorrências,” disse o coordenador do Centro de Comunicação Social dos Bombeiros Voluntários de Caçador, Jakson Mandelli. “Essas ocorrências impactam nos trabalhos operacionais do dia a dia,” observou.
• Quando for realizar alguma queima controlada, procure antecipadamente órgão ambiental do seu município.
(Fonte: ABVESC)