Os Bombeiros Voluntários de Arabutã, corporação localizada no Oeste do Estado e pretendente a Regional Concórdia, comemorou os 35 anos de fundação, celebrado no dia 12 de janeiro, com a formatura da turma do 14º Curso de Formação de Bombeiro Voluntário Operacional. Com os nove novos ingressos, a corporação passa a contar com 57 voluntários no quadro operacional.
Corporação fez homenagens a bombeiros com mais tempo e horas de dedicação, além de formatura de novos voluntários
A cerimônia ocorreu no último sábado, dia 13, na unidade operacional, com a presença do deputado estadual Neodi Saretta; do Comandante Geral dos Bombeiros Voluntários em SC, Neilor Vincenzi; do presidente dos Bombeiros Voluntários de Arabutã, Cleunir Herpich, representantes de outras corporações do Estado, familiares dos novos bombeiros e convidados.
Além da formatura, a diretoria da entidade prestou homenagens para bombeiros com 35, 25, 10 e 5 anos de dedicação à comunidade por meio da corporação, além dos cinco bombeiros com mais horas nas escalas operacionais em 2023 e ao aluno que mais fez horas de estágio.
A comemoração do aniversário teve sequência com a abertura de uma “cápsula do tempo” fechada em 1994, na inauguração da base operacional, que continha cópia da ata de fundação da entidade, ocorrida em 12 de janeiro de 1989. O comandante Anibaldo Rogelin destacou outro fato histórico curioso: a corporação foi a primeira do país a ser constituída em um distrito, quando ainda pertencia ao município de Concórdia.
Como “presente de aniversário”, os Bombeiros Voluntários de Arabutã receberam itens adquiridos pela Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) com recursos do termo de fomento do governo do Estado (TR 1354/2023), como equipamentos de mergulho, capacetes para uso em combate ao fogo, rádio de comunicação e itens para o atendimento pré-hospitalar.
O evento também foi prestigiado pelo prefeito em exercício, bombeiro voluntários Olguim Ricardo Metz; pelo presidente da Câmara de Vereadores, Marcio Leandro Luckemeier; Nadir Mattiello, presidente dos Bombeiros Voluntários de Concórdia; Erizon dos Santos, presidente dos Bombeiros Voluntários de Ipumirim; Evandro Vinotti, comandante dos Bombeiros Voluntários de Indaial; Osmar Boelter, comandante dos Bombeiros Voluntários de Ipumirim; e Heitor Ribeiro Filho, secretário executivo da ABVESC.