Capacitação foi voltada para o atendimento pré-hospitalar
Os Bombeiros Voluntários de Araquari, localizados na região Nordeste do Estado, participaram de capacitação em atendimento pré-hospitalar (APH) organizada pela escola de formação de socorristas e resgatistas Intep’s Treinamentos, de Curitiba (PR), na noite da última segunda-feira (30 de agosto). Além da equipe da corporação catarinense – formada por seis bombeiros e o comandante Leandro Rodrigues – participaram profissionais de empresas privadas de serviço de ambulâncias, de escolas de formação de socorristas e policiais civis do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) do Paraná.
O treinamento, realizado na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) do bairro Tarumã, envolveu um simulado com múltiplas vítimas feridas por arma de fogo durante um show. Para o comandante dos Bombeiros Voluntários de Araquari, a participação em exercícios dessa natureza é fundamental para a qualificação das equipes de atendimento pré-hospitalar.
Segundo o comandante, a corporação vai adotar técnicas de APH praticadas por socorristas do Estado vizinho, que serão agora replicadas para as demais equipes. De acordo com ele, os bombeiros voluntários em Araquari dedicam de 400 a 500 horas por ano em treinamentos e atendem, em média, 100 ocorrências de atendimento pré-hospitalar por mês, muito porque a corporação está localizada em região cortada por rodovias federais e estaduais dentre elas a BRs 101 e 280 e a SC-415. “O grande tráfego de veículos causa acidentes de grandes proporções e precisamos estar preparados para atender,” disse.