O Núcleo de Ensino e Instruções (NEI) dos Bombeiros Voluntários de Caçador realizou o 1º Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento para os 13 coordenadores da instituição entre os dias 18 e 21 deste mês. O conteúdo foi aplicado em aulas teóricas e prática e finalizou com um simulado de incêndio e resgate de vítimas. A capacitação, foi ministrada por cinco instrutores da própria corporação.
O treinamento encerrou com simulado de incêndio com a participação de brigadas de empresas e profissionais de saúde e SAMU
O 1º Curso de Capacitação para Coordenadores teve como proposta atualizar os bombeiros em legislação nacional, estadual e local no contexto das suas atividades; promover o desenvolvimento de relacionamentos interpessoal e intrapessoal; capacitar e aperfeiçoar o conhecimento sobre organização e gerenciamento de sinistros; instruções normativas (IN’s); Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e Sistema de Comando de Incidentes (SCI).
Segundo o coordenador de instrução do NEI, Jakson Alberto Mandelli, com essa proposta, o curso capacita e prepara os líderes para comando das operações que podem acontecer no dia a dia da corporação, considerando que a região de Caçador possui diversas empresas de grande porte, muitas do ramo madeireiro. “Se tem como primordial manter os bombeiros voluntários prontos para atender todo e qualquer tipo de sinistro que venha a ocorrer na cidade e região”, disse.
A prova prática final do curso foi um simulado de incêndio de grandes proporções com inúmeras vítimas, realizado na tarde do dia 21 nas instalações da empresa Sincol S/A Indústria e Comércio. Estiveram envolvidos 53 bombeiros com apoio das brigadas de incêndio das empresas Sincol e Frame (Frame Madeiras Especiais Ltda. e Juliana Florestal Ltda.), Secretaria Municipal de Saúde e agentes do SAMU.