Bombeiros Voluntários de Caçador vencem o 6º Desafio Estadual de Trauma

Na foto da premiação, a dupla junto aos avaliadores Vagner Gonçalves (a partir da esq.); Karina Homobomo, médica Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá; o médico Coronel BM Francisco Albert Einstein Lima Arruda, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará; Maicol Oro e Lucas Peretti, comandante dos Bombeiros Voluntários de Treze Tílias (Foto: Flame Comunicação e Marketing)

O evento garantiu duas vagas para o desafio nacional que vai ocorrer no Espírito Santo 

A equipe Bravo, dos Bombeiros Voluntários de Caçador, corporação localizada no Oeste de Santa Catarina, formada pelos bombeiros voluntários João Guilherme Furquim e Felipe Cristiano Konfidera, foi a vencedora geral do 6º Desafio Catarinense de Trauma.

A equipe Delta, da mesma corporação, e a Alpha, dos Bombeiros Voluntários de Concórdia, conquistaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente. O Desafio ocorreu de 27 a 29 de junho realizado pelos Bombeiros Voluntários de Treze Tílias como seletiva para o encontro nacional. Os dois primeiros colocados vão representar o Estado no desafio que vai ocorrer no Espírito Santo.

O 6º Desafio Catarinense de Trauma reuniu 30 equipes de socorristas, sendo 18 de bombeiros voluntários – representando 10 corporações filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de SC (ABVESC) –, e 12 do Corpo de Bombeiros Militar de SC.

Os desafios de trauma são promovidos pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES) – representante da World Rescue Organization (WRO) desde 2013 e, em SC, tem apoio ABVESC. Esta edição também teve o apoio da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e da Prefeitura de Treze Tílias.

Lucas Peretti, comandante dos Bombeiros Voluntários de Treze Tílias, disse que o evento superou as expectativas e refletiu a dedicação e profissionalismo com que os bombeiros voluntários desempenham seu trabalho. “Tivemos um nível de competidores muito alto, todos focados na troca de conhecimento e elevação da qualificação técnica”, observou.

Leia mais:
Bombeiros Voluntários de Caçador vencem o 6º Desafio Nacional de Trauma

Socorristas durante prova complex no primeiro dia do Desafio Catarinense de Trauma (Foto: Felipe Pelegrinello Caipers/BV Caçador)

Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Caçador, Anderson Caetano de Souza, a corporação tem, nos seus objetivos, a capacitação e a busca de novos conhecimentos de forma contínua e de excelência de nossos bombeiros. “A participação no 6º Desafio Catarinense de Trauma foi de suma importância para manter os bombeiros em constante aprendizado. Foram quatro duplas que tiveram a oportunidade de se depararem com diversos cenários que simulavam ocorrências do dia a dia dos bombeiros”, observou. “E com muito orgulho conseguimos conquistar o primeiro, segundo e quinto lugar na classificação geral do evento, fruto de muito estudo e treinamento dos nossos bombeiros.”

Para ele, se faz necessário ressaltar que processo constante de qualificação reflete diretamente no atendimento diário prestado a população, que contam com profissionais mais bem capacitados para atender os mais diversos tipos de ocorrências.

Em dados – 6º Desafio Catarinense de Trauma totalizou 60 provas nas modalidades complex (duas vítimas) e standard (uma vítima) em cenários simulados com vítimas politraumatizadas – esmagamentos, amputações, fraturas, queimaduras entre outros -, decorrentes de acidentes em diferentes ambientes (montanha, aquático, trabalho, trânsito, doméstico etc.).

Os socorristas foram avaliados por quatro assessores: o Coronel BM Francisco Albert Einstein Lima Arruda, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE); Karina Homobomo, médica Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP); Vagner Gonçalves, dos Bombeiros Voluntários de Caçador; e Maicol Orro, dos Bombeiros Voluntários de Concórdia.

COMO FICOU – A CLASSIFICAÇÃO GERAL

Modalidade Standard Geral – Em desenvolvimento 
5º lugar – CBM Videira (Bravo) 5º lugar – CBM Catanduvas
4º lugar – BV Caçador (Delta) 4º lugar – CBM Ponte Serrada
3º lugar – CBM Chapecó (Alpha) 3º lugar – BV Presidente Getúlio
2º lugar – BV Caçador (Bravo) 2º lugar – CBM Rio das Antas (Alpha)
1º lugar – CBM Mafra 1º lugar – BV Ilhota (Bravo)
Modalidade Complex Geral  
5º lugar – BV Concórdia (Bravo) 5º lugar – BV Caçador (Alpha) e CBM Videira (Alpha)
4º lugar – BV Caçador (Alpha) 4º lugar – CBM Mafra
3º lugar – BV Caçador (Delta) 3º lugar – BV Concórdia (Alpha)
2º lugar – BV Caçador (Bravo) 2º lugar – BV Caçador (Delta)
1º lugar – BV Concórdia (Alpha) 1º lugar – BV Caçador (Bravo)

 

Compartilhe este artigo: