
Bombeiros voluntários de Corupá fizeram o “batismo” do novo veículo para atividades de combate ao incêndio, modelo unidade tanque
Bombeiros voluntários de Corupá fizeram o “batismo” do novo veículo para atividades de combate ao incêndio, modelo unidade tanque
Os Bombeiros Voluntários de Corupá, corporação localizada no Vale do Itapocu, comemorou neste domingo (12 de setembro) seus 34 anos de fundação – data é celebrada no dia 15 de setembro -, com homenagens aos bombeiros com 5, 10, 15 e 20 anos de serviços prestados a comunidade e os com mais hora de trabalho nas escalas operacionais de 2020. Também apresentou o novo veículo para atividades de combate ao incêndio, modelo unidade tanque (UT). Pela primeira vez a Associação entregou a Ordem da Machadinha, comenda ofertada para ao Grupo Lunelli, principal financiador da nova unidade tanque.
Corporação homenageou bombeiros e apresentou a nova unidade tanque com capacidade para 17 mil litros de água
Por causa da pandemia do coronavírus que causa a covid-19, a cerimônia foi restrita, com a participação apenas da diretoria, fundadores, bombeiros voluntários e corpo administrativo. Também participaram o presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), Ivan Frederico Hudler; o secretário de Administração e Finanças, Sandro Rogério Glatz (representando o prefeito Luiz Carlos Tamanini) e a presidente da Câmara de Vereadores, Bernadete Correa Hillbrecht. A comunidade pode acompanhar a cerimônia pelo Facebook.
Assista a live.
Em seu discurso, o presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler, agradeceu o apoio do poder público – governo do Estado e Executivo municipal, da comunidade e disse que a associação estadual se coloca ao lado das conquistas das corporações filiadas. Ele destacou, ainda, que o sucesso da corporação, que chega aos 34 anos, se deve à dedicação dos bombeiros voluntários. “O modelo ‘bombeiros voluntários’ está consolidado no Brasil e em vários outros países de diferentes continentes. É um modelo que faz bem a todos.” Hudler também fez a entrega do Relatório de Atividades da entidade estadual.
O presidente da Associação, Luiz Alberto Hack, destacou a importância da colaboração da comunidade na manutenção da estrutura operacional e as conquistas dos últimos anos, como Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) pelo Ministério da Saúde. “Nosso sentimento é de muita gratidão, tanto a comunidade que nos apoia quanto aos bombeiros voluntários que se dedicam todos os dias a proteger vidas meio ambiente e patrimônio”, disse.
Bombeiros voluntários em formação durante a cerimônia em comemoração aos 34 anos da corporação
Segundo ele, a Associação agora trabalha dois grandes projetos rumo aos 35 anos: a ampliação da estrutura operacional com a construção de sala de aula e de reuniões, um investimento de R$ 350 mil; e a pavimentação pátio, que vai exigir mais R$ 50 mil. Além disso, observa, existe também esforços para manter a atualização dos equipamentos e frota.
O comandante Lauro Reck destacou a atuação incansável dos mais de 100 bombeiros que integram a corporação e, em especial, ao Grupo Lunelli e ao Supermercado Mess, que fizeram aporte de recursos para a aquisição e transformação do caminhão tanque. O veículo, com capacidade para 17 mil litros de água, possui outros itens, como tanque para líquido gerador de espuma (LGE), bomba de água e compartimentos para guarda de equipamentos e ferramentas. “É um veículo que melhora ainda mais nossa primeira resposta e reduz significativamente a dependência de auxílio de corporações vizinhas em casos de incêndios de grandes proporções”, lembrou.
Fotos: Ivan de Toffol
Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao acessar você concorda com nossa Política de Privacidade e Política de Cookies