Os Bombeiros Voluntários de Indaial, unidade localizada no Médio Vale do Itajaí, comemoraram os 25 anos de fundação, celebrados neste 11 de agosto, com formatura de bombeiros voluntários, instrutores, mirins e aspirantes; homenagens a bombeiros com mais anos de dedicação à entidade e ato de bravura decorrente da participação na força-tarefa de ajuda humanitária no Rio Grande do Sul, entidades, apoiadores, colaboradores e aos ex-presidentes Guinter Hersing (1999-2003) e Juarez Rodrigues Motta Filho (2003-2019). A cerimônia ocorreu sábado, 10 de agosto, das 19h às 21h30, no Parque Ribeirão das Pedras.
Entidade promoveu cerimônia com formatura de bombeiros, mirins e aspirantes, homenagens a bombeiros, colaboradores e apoiadores
O presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVEC) Ivan Frederico Hudler, representou a diretoria da entidade estadual na cerimônia. Em seu discurso, Hudler destacou o sentimento de empatia que move o serviço voluntário, em especial o de bombeiro. “A jornada de 25 anos só foi possível graças aos voluntários”, frisou, lembrando que a corporação atua com 130 bombeiros voluntários. O presidente fez referências, ainda, aos 60 mirins e aspirantes como patrimônio de valor inestimável. Por fim, exaltou a participação de 17 bombeiros voluntários de Indaial na força-tarefa de ajuda humanitária da ABVESC que atuou no Rio Grande do Sul em maio deste ano.
Leia mais:
Bombeiros voluntários de SC atenderam mais de 9,9 mil pessoas no Rio Grande do Sul
Presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler (à dir.) entrega homenabem a bombeirosO prefeito André Moser, um dos homenageados na cerimônia pelo apoio ao modelo, falou do orgulho da cidade em manter uma unidade de bombeiro voluntário que é também referência. “Os Bombeiros Voluntários de Indaial é exemplo para o país”, disse. O presidente da associação local, Adelir da Veiga, por sua vez, traçou um paralelo entre o crescimento populacional do município e o da estrutura de atendimento da corporação. “Há 25 anos, éramos 30 mil habitantes; hoje, somos 70 mil. No ano passado, atendemos 3,5 mil ocorrências”, exemplificou. “Nossa gratidão a comunidade que nos apoia e aos nossos bombeiros”, disse.
A cerimônia de comemoração dos 25 anos contou com a presença também do presidente da Câmara de Vereadores, Jonas Luiz de Lima; vereadores, representante da Associação Empresarial de Indaial (ACIDI), da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militarr de SC; Evandro Vinotti e Edson Berri, comandante e subcomandante dos Bombeiros Voluntários de Indaial, respectivamente; André Lucas Merini e Jaime Junior Moser, presidente e comandante dos Bombeiros Voluntários de Ascurra, respectivamente; Maicon Botzan, subcomandante dos Bombeiros Voluntários de Ibirama; Manfredo Baehr, comandante dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio; Carlos Ricardo Hein, comandante dos Bombeiros Voluntários de Pomerode; e Anderson Oparacz, comandante dos Bombeiros Voluntários de Itaiópolis, além de familiares e amigos dos bombeiros voluntários de Indaial.