Bombeiros Voluntários de Indaial promovem curso para atendimento a acidente com produtos perigosos

Os Bombeiros Voluntários de Indaial promoveram, de 23 a 26 de setembro passado, o Curso de Técnicas e Controle de Emergências com Produtos Perigosos, com duração de 40 horas. Participaram funcionários de empresas da área de emergência com produtos perigosos de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e bombeiros das corporações de Caçador, Guaramirim e Itaiópolis – filiadas a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), totalizando 20 pessoas.

O curso intensivo teve como objetivo aprimorar as técnicas de atendimento em ocorrências que envolvem produtos perigosos. A programação incluiu o estudo aprofundado do manual de atendimento a emergências da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), o uso do Sistema de Comando em Operações (SCO), normas e legislações específicas. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer detalhadamente todos os equipamentos necessários para atuar em sinistros com produtos químicos. No encerramento foi realizado um simulado.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Indaial, Evandro Vinotti, observa que as ocorrências com produtos químicos são pouco frequentes, contudo, apresentam grande risco. Por conta dessa premissa, a corporação mantém treinamentos rotineiros e equipamentos para garantir primeira resposta eficiente para a comunidade. “O curso que ministramos levou em consideração a expertise que adquirimos nestes anos”, disse Vinotti. Segundo ele, a corporação pretende promover uma nova edição em novembro.

Compartilhe este artigo: