Os Bombeiros Voluntários de Indaial, localizados no Médio Vale do Itajaí, promoveram um simulado de emergência – incêndio com múltiplas vítimas – neste domingo, 24. O exercício demorou cinco horas e envolveu cerca de 40 pessoas entre bombeiros, grupamento de aspirantes, Polícia Militar, Guarda Municipal de Trânsito, equipe médica e de enfermagem do Hospital Beatriz Ramos, além de bombeiros e equipamentos dos Bombeiros Voluntários de Joinville.
No exercício, os bombeiros precisaram combater incêndios e resgatar nove vítimas, entre adultos e crianças, do quinto andar de um edifício. Nessa fase do simulado, contaram com a participação de bombeiros voluntários da corporação de Joinville que se deslocaram com um caminhão tanque, com capacidade para 30 mil litros de água, e a unidade plataforma elevatória. Do acionamento até a chegada ao local do sinistro, a corporação do Norte do Estado demorou uma hora e meia.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Indaial, Evandro Vinotti, disse que a proposta geral do treinamento foi avaliar o trabalho como um todo da corporação, bem como definir parâmetros, identificar e melhorar os procedimentos para atendimento em incêndio em edificações verticais (edifícios). Outro aspecto importante, segundo ele, foi envolver outros atores de uma cena provável de emergência, como a polícia, guarda de trânsito e equipe hospitalar. “Alcançamos nossos objetivos”, disse.
Veja o vídeo