O desenvolvimento de um método próprio de conferência e controle de materiais usados pelas equipes de atendimento pré-hospitalar (APH) dos Bombeiros Voluntários de Navegantes, por meio de formulário eletrônico, está servindo de modelo para os Bombeiros Voluntários Parque El Dorado, do município de Eldorada do Sul, filiada a Associação dos Bombeiros Voluntários no Rio Grande do Sul (Voluntersul). Desde agosto a corporação da Foz do Rio Itajaí-açu coopera com a gaúcha para a transferência de know-how quanto ao procedimento chamado de checklist digital.
A modalidade de conferência, em uso há cerca de 12 meses pelos Bombeiros Voluntários de Navegantes, foi inspirada em uma ferramenta desenvolvida na Índia. De imediato substituiu o papel e, com o tempo, resultou em mais organização, garante a presidente da Associação, Silvana Aparecida da Silva. Isso porque, além de ser gratuita já que a fórmula foi desenvolvida pela corporação -, possibilita ao socorrista responsável pela equipe controle imediato dos materiais, anexar fotos e colocar a sua assinatura, tudo feito por meio do telefone celular ou tablet. “A conferência dos materiais nas ambulâncias ficou mais simples e rápida após a implantação do checklist digital. Ser a referência para outra unidade é muito gratificante, isso mostra que com o auxílio da tecnologia, o trabalho desenvolvido fica mais seguro e eficaz.’’
A novidade despertou a atenção dos Bombeiros Voluntários Parque El Dorado, corporação em atividades há seis anos e que, em 2019, realizou 343 atendimentos pré-hospitalar. A troca de informações ocorreu por meio de videoconferências e, segundo o chefe de socorro Cleber Fraga, após o planejamento para implantação da ferramenta, conseguiram apoio da SKA Automação de Engenharia, empresa localizada em São Leopoldo, para aquisição de computador e tablet. O projeto será implantado ainda em setembro com a expectativa de facilitar o dia a dia das equipes de APH e apoiar a gestão.
“Como a maioria dos integrantes da diretoria e comando residirem distante, cerca de 70 quilômetros da instituição, esta operação vai facilitar e deixar mais ágil a organização de materiais e controle remoto de estoque”, diz ele. “O maior controle vai embasar o planejamento e facilitar as iniciativas de melhorias com base nos registros feitos.”