Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio ampliam projeto educativo em escolas

A corporação dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio iniciou neste mês de agosto a segunda edição do projeto Bombeiro na Escola, voltado a alunos do 5º ano do ensino fundamental das redes municipal e estadual de ensino. A iniciativa busca aproximar crianças e adolescentes das atividades da corporação, transmitindo conhecimentos sobre primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, além de valores como disciplina e cidadania.

Iniciativa leva noções de primeiros socorros e prevenção a estudantes do 5º ano do ensino fundamental

Neste ano, o programa contempla sete unidades de ensino, sendo cinco municipais — EMEB Caminho Helvécia, EMEB Franz Schneider, EMEB Walter Buss, EMEB Tancredo Neves e EMEB Guilherme Rotermel — e duas estaduais, a EEB Orlando Bertoli e a EEB Papa João XXIII. No total, dez turmas participam das atividades.

Formação prática e lúdica até o fim do ano — As aulas são realizadas de forma teórica, prática e lúdica, sempre com acompanhamento pedagógico, e se estendem até dezembro, quando será realizada a formatura dos participantes. Todos os materiais didáticos e recursos de instrução são custeados pela própria corporação.

O projeto segue o modelo da ação desenvolvida em 2024, que capacitou 149 estudantes de 10 a 11 anos em Presidente Getúlio e obteve ampla aprovação da comunidade escolar. As instruções são realizadas e coordenadas pelo bombeiro Nilton Cezar de Oliveira Junior, instrutor e coordenador do Núcleo de Ensino e Instrução (NEI) da corporação.

(Com reportagem de Alex de Lima. Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Presidente Getúlio/Divulgação)

Compartilhe este artigo: