Bombeiros Voluntários de Tapejara trocam experiências com três filiadas a ABVESC

Bombeiros Voluntários de Tapejara foram recepcionados pelo presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler (terceiro à esq.), na visita aos Bombeiros Voluntários de Joinville

Os Bombeiros Voluntários de Tapejara (RS), localizados na microrregião de Passo Fundo, e filiados à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado do Rio Grande do Sul (VOLUNTERSUL) fizeram visita técnica a três unidades filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) – Joinville, Penha e Indaial –, no último sábado, 8 de novembro.

Comitiva da corporação gaúcha visitou as unidades de Joinville, Penha e Indaial para conhecer as práticas do modelo catarinense

A comitiva de 32 pessoas – integrada por membros da diretoria, comando, sócios fundadores, ex-bombeiros, bombeiros voluntários, bombeiros mirins e simpatizantes – teve o propósito de trocar experiências com as unidades de voluntários catarinenses. A corporação gaúcha é a sexta mais antiga daquele Estado filiada à VOLUNTERSUL (tem 30 anos de atividades, completados em 2025).

Na passagem pelos Bombeiros Voluntários de Joinville, onde está a sede da ABVESC, foram recebidos pelo diretor presidente da entidade estadual, Ivan Frederico Hudler. Ele apresentou o modelo catarinense, em especial a estrutura das corporações, profissionalismo, cooperação entre as corporações e o setor público, incluindo o relacionamento com os bombeiros militares. “Isso tem gerado na ponta, para o catarinense, um serviço especializado e eficiente”, disse.

Visitas aos bombeiros voluntários de Indaial (acima) e Penha

Para o comandante dos Bombeiros Voluntários de Tapejara, Eder dos Santos, o modelo catarinense é visto como um referencial histórico e de sucesso para o voluntariado, com destaque para a longevidade e tradição da corporação de Joinville, que é um testemunho da sustentabilidade e da forte integração com a comunidade, prática fundamental para o sucesso de qualquer corporação voluntária. “A ABEVESC demonstra uma forte capacidade de articulação e representação, e a gestão e estrutura das corporações visitadas são exemplos de melhores práticas operacionais e de gestão de recursos e pessoal”, observou.

Segundo ele, a corporação de Bombeiros Voluntários de Tapejara atende uma população de cerca de 45 mil pessoas entre Tapejara, Ibiaçá, Santa Cecília do Sul, Água Santa, Vila Lângaro e Charrua. A equipe de voluntários preta atendimentos com o suporte de dois veículos de combate a incêndio (tipo caminhão) e uma caminhonete para incêndio florestal; três ambulâncias para atendimento pré-hospitalar; uma auto plataforma e um ônibus base móvel equipado. A unidade também dispões de um centro de treinamento, equipes K9 com dois binôminos e de mergulho.

Compartilhe este artigo: