Bombeiros voluntários das corporações de Caçador e Concórdia participam, de 7 a 11 deste mês, do Desafio Mundial de Resgate Veicular (WRC, sigla em inglês do Word Rescue Challenge), promovido pela World Rescue Organization (WRO), em Luxemburgo. O evento deste ano envolverá 300 participantes divididos em 50 times. Os integrantes das corporações de voluntários embarcam já neste domingo, dia 4.
A corporações de Caçador vai competir com equipe de trauma e, a de Concórdia, com a de resgate veicular
A equipe de Caçador, que estreia em mundial, participará com dupla de trauma. Já a corporação de Concórdia, que participou com dupla de trauma no mundial de 2018 na África do Sul, desta vez leva equipe completa de resgate veicular. A equipe concordiense obteve a vaga após participação no encontro Latino-americano de Resgate Veicular e Trauma promovido pela Asociación Latinoamericana de Rescate Vehicular (Alarev), em 2019, em Medelín, Colômbia, quando conquistou o primeiro lugar nas duas modalidades: resgate veicular e trauma.
No circuito de preparação, as duas equipes participaram como convidadas, em agosto, do 5º Encontro Nacional de Resgate Veicular e 4º Encontro Nacional de Trauma em Ciudad del Leste, promovido pela pela Asociación Paraguaya de Rescate Vehicular (APR).
Leia mais:
Bombeiros voluntários entre os melhores em evento no Paraguai
Caçador conquista prata em mundial virtual de resgate
Para o comandante dos Bombeiros Voluntários de Concórdia, a participação no desafio mundial é motivo de orgulho e responsabilidade. “Vamos lá para aprender, conhecer novos equipamentos, materiais e técnicas”, diz. Segundo ele, ir para Luxemburgo com a equipe completa já é um desafio que foi superado com a ajuda da comunidade quanto ao financiamento da viagem. “Com orgulho, vamos levar a bandeira do voluntariado de Santa Catarina e mostrar nosso trabalho e capacidade”.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Caçador, Anderson Caetano de Souza, reforça o discurso do colega. “O nosso propósito é a capacitação e busca de novos conhecimentos, de forma contínua, e de excelência dos bombeiros. “Uma equipe capacitada tem como resultado a prestação de atendimento técnico e de eficiência para as vítimas”, observa.
Quem são │ Os bombeiros voluntários de SC no mundial de Luxemburgo
Caçador – Dupla de trauma
Socorrista 1: Vagner Gonçalves
Socorrista 2: Evandro Soares
Concórdia
Comando: Paulo Sérgio Leão
Técnico 1: Alexandre Grolli
Técnico 2: Marcos Bortoli
Técnico 3: Cleiton Broetto
Socorrista 1: Maicol Oro
Socorrista 2: Caroline Albiero
Reserva: Arlan Lazarotto