

A Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) recebeu nove conjuntos desencarceradores modelo elétrico da fabricante Holmatro – contendo um cilindro, uma tesoura, um expansor, baterias e carregadores – previstos pelo governo do Estado no programa SC Mais Segura, e adquiridos pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) por intermédio do Fundo Especial de Segurança Pública. A entrega ocorreu nesta quinta (25.agosto) no endereço sede da ABVESC, junto aos Bombeiros Voluntários de Joinville, com a presença dos presidentes, comandantes e bombeiros das unidades, além do comando do CBMSC.
O primeiro lote desses equipamentos, previstos no programa SC Mais Segura, contemplou as corporações de Ascurra-Apiúna-Rodeio, Caçador, Campo Belo do Sul, Corupá, Ilhota, Jaguaruna, Lindóia do Sul, Lontras e Vitor Meireles
A compra e o repasse das ferramentas para as corporações de bombeiros voluntários estão previstos no plano de revitalização de firmando com o comando-geral do CBMSC, no valor de R$ 5 milhões. Neste lote foram contempladas as unidades filiadas à ABVESC de Ascurra-Apiúna-Rodeio, Caçador, Campo Belo do Sul, Corupá, Ilhota, Jaguaruna, Lindóia do Sul, Lontras e Vitor Meireles. Nos próximos meses o CBMSC vai entregar mais dez conjuntos desencarceradores, bem como outros equipamentos de uso operacional que vão desde EPIs a estações de radiocomunicação.
Em seu discurso, o presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler, enfatizou mensagem que recebeu do governador Carlos Moisés ressaltando a importância da união de forças entre os dois modelos para o bem dos catarinenses. Hudler reforçou a contribuição do governo, demonstrado por meio do repasse dos equipamentos e recursos referente termo de fomento do biênio 2021-22, cujos valores somam R$ 17 milhões. “O governador tem sido sensível na necessidade de reaparelhamento e modernização, que se traduz no melhor atendimento aos catarinenses. Também somos gratos ao apoio operacional dos bombeiros militares, aqui representado pelo comandante-geral coronel BM Marcos Aurélio Barcelos.”
O presidente da ABVESC lembrou, ainda, que em 2021 os bombeiros voluntários em Santa Catarina atenderam mais de 73 mil chamados de auxílio. Destes, 23.803 foram para atendimento pré-hospitalar, englobando acidentes de trânsito. “Daí a importância de termos equipamentos cada vez mais tecnológicos para fazer o socorro com eficiência, preservando vidas”, lembrou.

Comandante geral do CBMSC, coronel B Barcelos, fez a entrega simbólica dos conjuntos desencarceradores para o comandante dos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, Ugo Medeiros, ao presidente da Associação, Anderson Nandi (segunod, à esq.) e ao ex-presidente Evaldo Espíndola

Coordenador do Conselho dos Comandantes, Evandro Vinotti
O comandante-geral do CBMSC, coronel BM Marcos Aurélio Barcelos, por sua vez, disse que a entrega desse lote de equipamentos é “um momento histórico”. Para ele, os bombeiros devem juntar forças, avançar e construir uma nova realidade, a de bombeiro de Santa Catarina, disse em referência ao trabalho conjunto entre voluntários e militares “Temos bombeiros militares e voluntários comprometidos. Antes de tudo, somos bombeiros e imbuídos com o bem da comunidade.”
O coordenador do Conselho dos Comandantes da ABVESC, e comandante dos Bombeiros Voluntários de Indaial, Evandro Vinotti, por sua vez, destacou a tecnologia dos equipamentos e do quanto farão a diferença no momento do atendimento as vítimas. Sentimos, na operação, novos tempos,” resumiu.

Marcos Roberto Calescura (à dir.), comandante dos Bombeiros Voluntários de Lindóia do Sul, e o presidente da Associação, Jairo Rosseto (centro)
Cerimônia – Para o comandante dos Bombeiros Voluntários de Lindóia do Sul, Marcos Roberto Calescura, o recebimento do conjunto de ferramentas é uma conquista para o município e a população e, para os bombeiros voluntários, maior responsabilidade em devolver para a comunidade um bom trabalho, comprometidos com o encargo a que se propuseram. “Quanto ao gesto do governo, de compartilhar com as corporações de voluntários os equipamentos adquiridos com recursos públicos, entendo que está fazendo o seu papel uma vez que segurança pública é dever do Estado.”
O coronel Barcelos fez a entrega simbólica dos conjuntos desencarceradores para o comandante dos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, Ugo Medeiros, acompanhado pelo presidente da Associação, Anderson Nandi, e do ex-presidente Evaldo Espíndola. O comandante geral do CBMSC estava acompanhado pelo subcomandante geral Coronel BM Hilton de Souza Zeferino.