Os membros do Conselho dos Comandantes e do Comitê Técnico (Cotec), bem como os responsáveis pelos Núcleos de Ensino e Instrução (NEI) das unidades filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) participaram de reuniões de trabalho nos dias 25 e 26 deste mês recepcionados pela corporação dos Bombeiros Voluntários de Lontras, no Alto Vale do Itajaí.
Reunião dos três grupos de trabalho da ABVESC ocorreu nos dias 25 e 26 na corporação de Lontras
Reunidos no Conselho, os comandantes debateram temas relevantes a atividade operacional das corporações, com destaque para a visita de comitiva de bombeiros voluntários do Uruguai, que ocorrerá em setembro; além da proposta de ajustes no regimento interno quanto ao processo de alternância da coordenação do Conselho. Além disso, foram atualizados sobre as atividades do Comitê Técnico.
No espaço de fornecedor, o representante da Resgatecnica fez a entrega técnica de desencarceradoras elétricos para uso em resgate veicular. As corporações filiadas à ABVESC receberam kits do Governo do Estado destes equipamentos no último dia 4 de agosto no cronograma de atividades do Programa Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você.
Na avaliação do coordenador do Conselho e Comandante Geral dos Bombeiros Voluntários de SC, Neilor Vincenzi, o grupo está evoluindo nos temas relevantes da área operacional. “Os encontros dos comandantes são importantes porque nos permite discutir situações comuns a todos e, claro, buscar soluções a partir do compartilhamento de experiências e conhecimento,” disse. Ele destacou, ainda, a entrega técnica das ferramentas desencarceradoras elétricas e a definição da pauta para o último encontro do ano, que será realizado no dia 25 de novembro na corporação de Jaguaruna, pertencente a Regional Indaial.
Leia mais: Bombeiros voluntários recebem equipamentos do governo do Estado
Normas – O Comitê Técnico (Cotec) se reuniu na sexta-feira (25/08), quando recebeu as boas-vindas do comandante dos Bombeiros Voluntários de Lontras, Cleucio Bruenning, e do presidente, Fabrício Pedroso. A pauta desta edição abordou a revisão da Guia de Procedimento Operacional (GPO) para atividade de segurança e sinalização em cena e revisão da Instrução Normativa (IN) para composição dos uniformes
Para o coordenador do grupo e comandante dos Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, João dos Santos Júnior, o Comitê avançou significativamente nos últimos meses, mantendo a diretriz, respeito e desempenho que os demais coordenadores determinaram. Ele cita como exemplo de avanços no período, por exemplo, a GPO 09 – Atividade de Resgate com Cordas; a atualização da IN 02 – Certificado de Conformidade de Corporação e mudança de categoria – de IN para GPO – da Guarda de Honra das corporações, além da revisão do regimento do próprio Cotec.
“Temos um grupo forte, unido e disposto a trabalhar em favor das corporações do Estado”, disse. “O Comitê Técnico é um grupo que tem como diretriz criar padrões que norteiam as todas as filiadas, desta forma existe a necessidade constante do grupo olhar pelas 32 unidades. Estamos no caminho e seguiremos evoluindo.”
Ensino e Instrução – Paralelo ao encontro do Conselho dos Comandantes, a ABVESC realizou reunião dos responsáveis pelos núcleos de Ensino e Instrução (NEI), grupo de trabalho da entidade voltado para a qualificação dos bombeiros voluntários. Nesta edição, os integrantes dos NEIs discutiram a atualização da grade dos cursos da formação básica dos bombeiros voluntários operacional; o sistema eletrônico de gerenciamento desse processo e a definição de metas e estratégias para o próximo ano. A expectativa é de que, a partir de 2024, todas as 32 corporações estejam integradas na ferramenta eletrônica de controle da qualificação.
Comandante Geral dos Bombeiros Voluntários, Neilor Vincenzi (à direita na foto) entregou o relatório de atividades para o presidente dos Bombeiros Voluntários de Lontras, Fabrício Pedroso (centro) e ao comandante, Cleucio Bruenning.