O Conselho dos Comandantes das corporações filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), e o Comitê Técnico (Cotec), realizaram encontros para discutir temas relativos ao operacional e revisão das instruções normativas, no último fim de semana (dias 24 e 25) na corporação de Concórdia, sede da Regional. Este foi o segundo encontro do ano do Conselho de Comandantes, que tem calendário de reuniões trimestrais – o último ocorreu no dia 12 de março em Massaranduba, Regional de Jaraguá do Sul. Já os integrantes do Cotec, que tem agenda de reuniões quinzenais por videoconferência – participaram do primeiro encontro presencial; o segundo será realizado no último trimestre do ano.
Conselho e Comitê cumpriram agenda presencial, incluindo visita às filiadas pertencentes a Regional Concórdia
O Conselho de Comandantes propõe o debate de temas técnicos operacionais com o propósito de promover o avanço na qualificação – neste sentido a participação no 9º Encontro Nacional de Bombeiros Voluntários (Enbov), assim como a realização dos 4º Encontro Catarinense de Trauma e 5º Encontro Nacional de Trauma serão oportunidades aos bombeiros voluntários de SC -, padronização de procedimentos e troca de experiências entre as corporações. Neste segundo encontro, além da discussão de temas em comum, trataram da readequação do plano de revitalização de ativos atendendo solicitação do Corpo de Bombeiros Militar de SC, que intermedeia a execução desse projeto juntamente com a ABVESC. Por meio desse processo o governo do Estado vai repassar R$ 5 milhões em equipamentos para os bombeiros voluntários, investimento previsto no programa SC + Segura lançado em 2021.
Segundo o coordenador do Conselho e comandante dos Bombeiros Voluntários de Indaial, Evandro Vinotti, os encontros são oportunidades relevantes para o aprimoramento do modelo e troca de experiências entre as corporações, além fomentar a cooperação e fortalecer o modelo. Os comandantes voltam a se reunir, no Conselho, no dia 24 de setembro, em uma corporação da Regional Indaial e, em 26 de novembro, em uma filiada da Regional Caçador.
Leia mais: ABVESC entrega plano de revitalização de ativos das filiadas
Normas – Os integrantes do Cotec, dando sequência ao debate de temas pertinentes a padronização de processos, equipamentos e outros, abordaram o uso de brevês nos uniformes e o documento de identificação funcional dos bombeiros voluntários. A reuniões ocorreu a partir das 19h.
Durante a tarde de sexta, os integrantes do Cotec – que são dois representantes das seis regionais da ABVESC e quatro membros natos – visitaram as cinco corporações que fazem parte da Regional Concórdia: Arabutã, Ipumirim, Irani, Lindóia do Sul e a própria anfitriã e sede do encontro. Além de conhecer a estrutura das filiadas, a visita teve como objetivo estreitar o relacionamento e mostrar a relevância do trabalho do Comitê no fortalecimento do modelo.
Leia mais: Comitê Técnico – Cotec elege coordenação para biênio 2021-23