O Conselho de Comandantes das unidades filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) tem novo coordenador. Atendendo o critério de rodízio entre as regionais administrativas/operacionais da associação estadual, no biênio 2021-23, a atribuição estará a cargo do comandante da corporação de Indaial, Evandro Vinotti; o comandante dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Neilor Vincenzi, é o novo vice-coordenador. A troca foi oficializada em reunião por videoconferência realizada na última sexta-feira (30.abril).
Evandro Vinotti, da Regional Vale do Itajaí, assumiu o posto no lugar de Juliano Andrei Camillo, da Regional de Concórdia, atendendo critério de rotatividade entre as regionais da ABVESC.
O Conselho, instituído em 2018, mantém um calendário trimestral de encontros quando realiza debate de temas técnicos operacionais com o propósito de promover o avanço na qualificação, padronização de procedimentos e troca de experiências entre as corporações. Na mensagem de despedida, o ex-coordenador e ex-comandante da corporação de Concórdia, Juliano Camillo, lembrou o maior desafio da sua gestão, que foi o de manter e estreitar o relacionamento entre as 31 filiadas apesar da crise sanitária – a pandemia do coronavírus que causa a Covid-19.
Camillo destacou, por outro lado, que teve a oportunidade de conhecer todas as corporações – ação desenvolvida em parceria com a Secretaria da ABVESC – quando pode avaliar a realidade de cada unidade. Segundo ele, foi uma satisfação constatar a melhoria na infraestrutura das bases e estrutura de atendimentos dos bombeiros voluntários. “Os bombeiros voluntários em Santa Catarina estão em ascensão e reestruturados. São mais 4.773 pessoas em diferentes programas que contam com o suporte de 310 veículos de emergência.”
O novo coordenador do Conselho de Comandantes, Evandro Vinotti, disse que pretende dar continuidade ao programa de trabalho discutido com os comandantes nos encontros trimestrais, com destaque para as questões técnicas. “A nossa expectativa é retomar a pauta e visitas as unidades represadas por causa da pandemia tão logo haja condições sanitárias”, disse. O vice-coordenador, Neilor Vincenzi, agradeceu a confiança e disse que os próximos dois anos serão de preparação para quando a Regional de Jaraguá do Sul assumir a coordenação do Conselho. “Vamos dar o nosso melhor para a contínua valorização dos bombeiros voluntários.”