Conselho dos Comandantes encerra calendário de encontros presenciais em 2025

Comandantes participaram de reunião do Conselho nos Bombeiros Voluntários de Ibirama

Os comandantes das unidades filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) participaram, sábado, 29 de novembro, do último encontro do Conselhos dos Comandantes de 2025. O evento ocorreu na corporação do Bombeiros Voluntários de Ibirama, localizada no Alto Vale do Itajaí. O grupo foi recepcionado pelo presidente da corporação, da Regional e o primeiro diretor secretário da ABVESC, Gilberto Tassi, e pelo comandante Rudinei Pinsegher.

Reunião ocorreu nos Bombeiros Voluntários de Ibirama

Nas boas-vindas, o presidente Gilberto Tassi citou a recente comemoração dos 42 anos da Associação, celebrados em 1º de novembro, e a sua importância para a comunidade – a corporação atende, além de Ibirama, José Boiteux e parte de Apiúna, municípios cortados por duas rodovias, as SC-340 e BR-470. “Estamos localizados em uma região estratégica do Estado”, disse. Ele destacou, também, o mais recente projeto da corporação, que é a aquisição de um novo veículo para combate a incêndio, um investimento total de R$ 2 milhões.

Já o comandante da unidade, Rudinei Pinsegher, abordou um tema comum às corporações, quanto ao fomento de mão de obra voluntária. Ele sugeriu ao coordenador do Conselho e comandante geral dos bombeiros voluntários de Santa Catarina, João dos Santos Júnior, que o assunto faça parte da pauta de uma das reuniões presenciais do calendário de 2025. “Esse tema é de muita importância e pertinente a todos as unidades”, justificou.

Coordenador do Conselho e comandante geral dos bombeiros voluntários de SC, João dos Santos Júnior, conduziu a reunião

No espaço do Comitê Técnico (COTEC), o coordenador e comandante dos Bombeiros Voluntários de Guaramirim, Maicon Ewald, fez um resumo sobre as ações em curso, em especial a renovação de parte dos integrantes para o biênio 2025-2027 realizada na reunião da véspera (29 de novembro), como estabelece o regimento do Comitê. Ele também falou da finalização da instrução normativa – IN de brevês e da produção, em curso, da guia de procedimento operacional – GPO de segurança da cena da ocorrência.

Leia mais:
Conselho dos Comandantes, COTEC e Núcleos de Ensino participam de encontro em Joinville
Conselho dos Comandantes e COTEC participam de encontro em Pomerode 
Conselho dos Comandantes e COTEC têm novos coordenadores

Durante a reunião, os comandantes discutiram temas como a representação das unidades junto ao centro de ensino e Instrução estadual (que reúne os 32 Núcleos de Ensino e Instrução); assim como a padronização do uniforme multimissão, do formato atual de parametrização das horas voluntárias e da realização do Encontro Catarinense de Trauma. O comandante dos Bombeiros Voluntários de Ascurra-Apiúna-Rodeio e vice-presidente da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES), Jaime Junior Moser, recomendou a realização até abril de 2026 para que seja possível a participação no evento nacional programado para junho, no Mato Grosso.

Na sequência da agenda, a ABVESC atualizou os comandantes sobre a execução do termo de fomento com o Governo do Estado biênio 2025-2026. Também foi definido o calendário das quatro reuniões em 202 – os meses de abril junho, setembro e novembro foram anotados como referência.

Comandantes receberam o prêmio dos classificados no concurso que escolheu o Juramento dos Bombeiros Voluntários de SC

No encerramento do encontro, o coordenador do COTEC entregou as premiações aos cinco melhores classificados no concurso que definiu o Juramente dos Bombeiros Voluntários de SC, encerrado em junho. Os prêmios foram recebidos pelos comandantes dos bombeiros voluntários de Joinville, Jaraguá do Sul, Ibirama e Pomerode, que representaram os vencedores.

Sobre o Conselho dos Comandantes – Representado pelos comandantes das unidades filiadas à ABVESC, mantém um calendário trimestral de reuniões presenciais quando propõe debate de temas técnicos operacionais com o propósito de promover o avanço na qualificação, padronização de procedimentos e troca de experiências entre as corporações.  ​​

Compartilhe este artigo: