Os Bombeiros Voluntários de Caçador comemoraram os 50 anos de fundação, no dia 20 de fevereiro, em evento fechado exclusivo para diretoria e bombeiros homenageados, por causa das medidas de isolamento e de enfrentamento a pandemia do coronavírus que causa a Covid-19. Na cerimônia foram condecorados bombeiros voluntários que completaram 10, 15, 25, 45 e 50 anos de participação ativa na corporação, na área operacional ou na diretoria. Um dos membros fundadores da corporação e ainda sócio ativo na diretoria, Alfieri Nicolau Freiberger, recebeu a homenagem pelos 50 anos de contribuição ao modelo.
Ainda durante o evento, foi lançada a revista “50 anos de História dos Bombeiros Voluntários de Caçador”, um compêndio organizado por décadas da evolução organizacional, de estrutura e da própria operação. O periódico traz a história da corporação e a sua participação em eventos marcantes das últimas cinco décadas do município e até do Estado. Fragmentos dessa trajetória serão destacados durante todo o ano nas redes sociais dos Bombeiros Voluntários.
O presidente da Associação de Serviços Sociais Voluntários de Caçador, Claudenir Hubner, lembrou que a comemoração do cinquentenário foi atípica em decorrência da pandemia do coronavírus, mas não menos importante. “São meio século coragem. Estamos humildemente colhendo os frutos de tanto crer, de tanto investimento e de tanta fé!”
Em seu discurso, o comandante Anderson Caetano de Souza, citou a honra por trabalhar ao lado de homens e mulheres que diariamente arriscam suas vidas para salvar outras. “Meus amigos que hoje receberam a homenagem por tempo de serviço, parabéns pelo trabalho desempenhado junto ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador. Vocês são inspiração para todos nós!”