Os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio renovaram a diretoria e o comando operacional. Gilberto Gonçalves, empresário do setor têxtil, é o novo presidente. O bombeiro Alex de Lima, voluntário desde 2005, foi nomeado comandante e será auxiliado pelo subcomandante operacional, Jeison Richard Lach, e pelo subcomandante administrativo, Kleber Moura, ambos promovidos na mesma reformulação. As alterações encerram um período de instabilidade na corporação do Alto Vale do Itajaí e tem como propósito manter o atendimento na área de bombeiro urbano, com o modelo voluntário, nos três municípios da sua área de abrangência, que o incluem Dona Emma e Witmar
As mudanças dos titulares dos dois maiores postos da corporação tiveram o acompanhamento e contou com o apoio da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), na qual os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio são filiados. O presidente da ABVESC, Ivan Hudler, ressaltou a importância da reformulação na gestão administrativa e operacional da unidade e destacou que associação estadual reconhece as ações da nova diretoria e refuta eventual tentativa de ingerência externa na corporação. “Um olhar para seus próprios interesses nunca surte efeito produtivo, de bem comum. Esse momento é de pensar na instituição, no coletivo, na valorização do modelo voluntário, tão admirado e produtivo para o cidadão. Este espírito de doação, de amor à causa é o que se espera deste novo momento em Presidente Getúlio e em todas as corporações voluntárias do nosso Estado.”
Esse momento é de pensar na instituição, no coletivo, na valorização do modelo voluntário, tão admirado e produtivo para o cidadão. (Ivan Hudler)
O novo presidente da Associação de Serviços Sociais Voluntários de Presidente Getúlio, Gilberto Gonçalves, diz que a entidade busca, agora, a reorganização administrativa e o fortalecimento das atividades operacionais. “O nosso plano de gestão está alicerçado no tripé: reestruturação, transparência e apoio ao comando e, por consequência, os bombeiros,” observa. Para tanto, Gonçalves alinhavou parceria com a Associação Empresarial de Presidente Getúlio (ACIPG), entidade que já a partir de janeiro participará das decisões da diretoria da corporação. O resgate da confiança, tanto dos bombeiros quanto da população, será feito por meio da publicidade da arrecadação e dos investimentos. “Estamos buscando a sociedade para participar e manter o apoio que sempre tivemos.”
“O nosso plano de gestão está alicerçado no tripé: reestruturação, transparência e apoio ao comando e, por consequência, os bombeiros.” (Gilberto Gonçalves)
Considerando os desafios operacionais da corporação, o novo comandante terá um papel preponderante e Alex de Lima tem experiência, afinal são 15 anos de atuação como voluntário, período que teve a oportunidade de conhecer vários setores da corporação: foi auxiliar de instrução e coordenador do Projeto Bombeiro Mirim; coordenador do Núcleo de Capacitação; instrutor na área de atendimento pré-hospitalar e, por fim, assessor de comunicação por seis anos.