

Os bombeiros voluntários de Irani e Concórdia, ambos no Oeste do Estado, passaram a contar com novos veículos de emergência desde o início deste mês. A corporação de Irani passa a operar com uma ambulância zero quilômetro adquirida por meio de recursos de emenda impositiva encaminhada pela deputada Geovania de Sá.

Nova ambulância dos Bombeiros Voluntários de Irani adquirida com recursos de emenda impositiva
A solenidade de entrega da ambulância de Irani foi realizada dia 10, na própria corporação, com a presença do presidente da Associação, Ozaide da Rocha; do comandante Sandro Alves; do prefeito e vice, Sivio das Neves e Marcelo Pegoraro, respectivamente; da deputada federal Geovania de Sá; vereadores, secretários, bombeiros e convidados. Foram necessários três anos para concretizar o projeto, desde a reivindicação dos recursos, compra do chassi e a etapa de adaptação do furgão para prestar atendimento pré-hospitalar.
Segundo o presidente da Associação, a conquista é resultado do esforço de todos e credibilidade junto a comunidade — a corporação atende uma população de 15 mil habitantes de dois municípios. “Esta ambulância vem proporcionar melhores condições de trabalho aos bombeiros”, destacou. Já o comandante ressaltou que o projeto de adaptação foi pautado na necessidade operacional. “Os bombeiros têm, agora, um veículo moderno para dar atendimento eficaz em situações de urgência e emergências.”
Incêndios e resgates
Concórdia, por sua vez, apresentou um projeto inovador: um veículo adaptado para dar suporte a todas as modalidades de incêndios e resgates no município e região. A entrega do veículo ocorreu no sábado, dia 9, durante a comemoração dos 40 anos da corporação. De acordo com o comandante Juliano Camilo, o equipamento é adaptado para dar atendimentos a situações de incêndio e de resgate. “É uma inovação porque toda tecnologia embarcada é priorizada para os diversos eventos,” observou.
Outra característica do veículo é ser robusto, compacto e potente, condição ideal para as caraterísticas do relevo da região — terremos acidentados e íngremes. O conjunto — caminhão e carroceria — conta com cabine dupla para a guarnição, tanque de água e bomba de incêndios, compartimento múltiplos para guarda de equipamentos e acessórios como guincho elétrico e torre de iluminação. A aquisição do chassi e a sua transformação foi viabilizada com recursos doados pelo poder público, empresários e a comunidade.
Cerimônia de entrega do veículo de combate a incêndio e resgate da corporação de Concórdia