
Veículo adquirido pela Associação estadual dos bombeiros voluntários
Veículo adquirido pela Associação estadual dos bombeiros voluntários
Às vésperas de encerrar o ano fiscal de 2020, as corporações de bombeiros voluntários filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina (ABVESC), bem como a própria entidade, finalizam a aplicação dos recursos recebidos do governo do Estado por meio de termos de fomentos e, desta forma, dão publicidade a parceria. A ação está em consonância com a legislação federal e estadual para a modalidade de Termo de Fomento.
A ABVESC intermediou a execução da parceria com o Executivo e orientou as corporações em cada etapa do processo de aplicação dos recursos com base nos seus planos de aplicação. O presidente da ABVESC, Ivan Hudler, destaca a importância do subsídio do Estado, especialmente para as corporações instaladas nas cidades com menos de 50 mil habitantes, que dependem quase que exclusivamente da parceria para investimentos de maior vulto. “São essências para segurança, melhoramento das estruturas e manter o atendimento a comunidade,” garante.
Equipamentos de informática para ABVESC
Os recursos dos termos de fomento serviram para a manutenção e reaparelhamento dos bombeiros voluntários e da própria ABVESC. Os valores foram destinados a investimentos – aquisição de veículos e equipamentos para o atendimento das ocorrências de combate a incêndio, socorro e salvamento, e no custeio, com a compra de uniformes operacionais, equipamento de proteção individual, insumos entre outros.
A ABVESC, por exemplo, usou os recursos para ampliar a prestação de serviços para as filiadas, na compra de um automóvel e equipamentos de informática. Já a corporação de Joinville adquiriu ventiladores de pressão positiva para atividades de combate a incêndios, conjunto de almofadas pneumáticas, conjunto carregador de cilindros de ar respirável tipo “cascata”, chassi de caminhão, veículos de apoio, entre outros.
O plano de investimento dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul também contemplou a modernização da frota. A corporação adquiriu um chassi para transformar em ambulância, bem como equipamentos de proteção. As unidades de Ilhota e Barra Velha, ambas no Litoral Norte, destinaram a maior parte dos recursos na aquisição de uma gama variada de equipamentos empregados na atividade de bombeiro urbano, como mangueiras de combate a incêndio, macas, ferramentas e embarcação e outros itens de salvatagem.
Leia mais:
Caçador e Itaiópolis contam com novos equipamentos
Bombeiros voluntários de todas as Regionais reequipam corporações
Corporações e ABVESC recebem recursos do governo do Estado
Estado repassará R$ 6 milhões para os bombeiros voluntários
Sobre a Abvesc — A Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina, criada em abril de 1994, agrega 31 corporações que atendem 1,6 milhão de catarinenses, em 50 municípios, nos serviços de socorro às diferentes urgências e emergências relacionadas com a atividade de bombeiro urbano. Em 2019 foram atendidos 82.959 chamados. As filiadas somam 5.432 pessoas em diferentes programas como bombeiros voluntários operacionais, administrativos, vistoriadores, bombeiros mirins e banda de música.
Fotos: Acervo das corporações/Divulgação/ABVESC
Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao acessar você concorda com nossa Política de Privacidade e Política de Cookies