
Formatura dos socorristas dos Bombeiros Voluntários de Concórdia capacitados em parceria com Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) campus Camboriú
Formatura dos socorristas dos Bombeiros Voluntários de Concórdia capacitados em parceria com Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) campus Camboriú
As unidades de bombeiros voluntários filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) mantêm a agenda de cursos e treinamentos com o propósito de qualificar ainda mais os serviços prestados à comunidade. Na segunda quinzena deste mês, por exemplo, cinco corporações promoveram capacitações e, uma unidade, realizou a formatura de alunos em curso de atendimento pré-hospitalar.
Ações continuadas garantem o aprimoramento dos atendimentos prestados à comunidade
Os Bombeiros Voluntários de Concórdia, unidade localizada no Oeste do Estado, promoveu a formatura da 1ª Turma da Escola de Socorristas, na última sexta (21). O curso (projeto piloto, com formato de profissionalização) foi desenvolvido em parceria com Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) – campus Camboriú, por intermédio do professor Marcos Heinig. Os profissionais poderão agora atuar como socorristas voluntários. Além deles, seis bombeiros voluntários concluíram a capacitação, totalizando 30 formandos.
Ao lado de convidados, participaram da solenidade de formatura a diretora geral do IFC – campus Concórdia, Alessandra Portolan, e a diretora geral do IFC – campus Camboriú, Sirlei de Fátima Albino. Ela reforçou o compromisso da instituição em continuar formando profissionais no atendimento pré-hospitalar no Estado. A parceria do IFC – campus Camboriú com os Bombeiros Voluntários de Concórdia foi firmada em 2010 e desde então centenas de profissionais já foram qualificados.
Leia mais: Bombeiros voluntários concluem curso técnico em defesa civil
Treinamento e simulado nos Bombeiros Voluntários de Pomerode
Múltiplas vítimas – Os Bombeiros Voluntários de Pomerode, unidade situada no Médio Vale do Itajaí, reuniu 30 bombeiros do seu quadro, na própria corporação, para um treinamento simulado de atendimento a incidentes com múltiplas vítimas.
O treinamento simulou um distúrbio do comportamento coletivo em um local de concentração de público, que resultou em várias vítimas com traumas diversos. Durante a ação, os bombeiros utilizaram o fluxograma START (Simples Triagem e Rápido Tratamento) para realizar a triagem das vítimas, classificando-as de acordo com a gravidade.
Além da prática simulada, houve uma revisão teórica do fluxograma START e a contextualização das diferentes etapas de triagem que ocorrem entre o local do incidente e a unidade de saúde. Também foram abordados conceitos de medicina de emergência e medicina de desastres, com ênfase nos aspectos logísticos envolvidos em cenários com múltiplas vítimas. “O simulado teve como objetivo capacitar os bombeiros para atuarem em situações de emergência com grande número de vítimas, garantindo a rapidez e a eficiência no atendimento”, disse o comandante Carlos Hein.
Treinamento de resgate em altura dos Bombeiros Voluntários de Vitor Meireles
Resgate em altura – Também no fim de semana (dias 22 e 23) os Bombeiros Voluntários de Vitor Meireles, unidade localizada no Alto Vale do Itajaí, promoveram um treinamento de resgate em altura (Norma Regulamentadora – NR 35) com carga horária de 16 horas. O treinamento foi ministrado pelo instrutor de resgate em altura Vanderlei Cardoso, de Joinville.
Durante a capacitação foram abordadas técnicas e habilidades de resgate e salvamento utilizando cordas. Os bombeiros e alunos aprenderam desde amarrações básicas usadas no dia a dia até sistemas complexos utilizados em salvamentos em altura.
Capacitação em radiocomunicação nos Bombeiros Voluntários de Corupá
Radiocomunicação – Os Bombeiros Voluntários de Corupá, por sua vez, promoveram o Curso de Noções Básicas de Radioperador tanto para seus integrantes quanto para os Bombeiros Voluntários de Balneário Barra do Sul, no sábado (22). A capacitação reuniu também integrantes da Defesa Civil do município e do Grupo de Resposta a Ações coordenadas (Grac) dos municípios de Corupá e Joinville.
Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Corupá, Lauro Pinto Reck, o curso teve como objetivo alinhar o sistema de comunicação entre as entidades e preparar os participantes para possíveis catástrofes, quando a atuação conjunta das instituições se torna essencial.
Bombeiros Voluntários de Jaguaruna participaram de capacitação em Manejo em Saúde Mental ministrada pelo Samu
Saúde mental – Já no Sul do Estado, no dia 19 deste mês, os Bombeiros Voluntários de Jaguaruna participaram da capacitação Manejo em Saúde Mental, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Gravatal, por meio do Núcleo de Educação em Urgência (NEU SC), do Samu de Santa Catarina.
O propósito da ação foi aprimorar o atendimento oferecido pelos profissionais da rede pública, garantindo uma assistência mais qualificada e humanizada. Durante o treinamento, os participantes foram orientados sobre estratégias e protocolos para o atendimento de pacientes em situações de crise psicológica, buscando assegurar um suporte mais eficiente e empático.
Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao acessar você concorda com nossa Política de Privacidade e Política de Cookies