Os bombeiros voluntários de Arabutã, Concórdia e Jaguaruna aproveitam evento para trocar experiências e conhecer novas tecnologias
As corporações de Arabutã, Concórdia e Jaguaruna representaram os bombeiros voluntários em Santa Catarina no 9º Encontro Nacional de Bombeiros Voluntários (Enbov), realizado nos dias 16 e 17 deste mês em Garibaldi (RS), promovido pela Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado do Rio Grande do Sul (Voluntersul) com apoio da Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários (Conabov) e Associação dos Bombeiros no Estado de Santa Catarina (ABVESC)
Milton Peruzzin, da diretoria da ABVESC e presidente dos Bombeiros Voluntários de Concórdia, representou o presidente da associação estadual, Ivan Frederico Hudler; e Anibaldo Rogelin, comandante dos Bombeiros Voluntários de Arabutã representou o coordenador do Conselho dos Comandantes da ABVESC e comandante dos Bombeiros de Indaial, Evandro Vinotti.
Os bombeiros voluntários em Santa Catarina também participaram do evento técnico. Igor Arahon Schwingel, assessor Organização Mundial de Resgate (WRO, sigla em inglês da World Rescue Organization); membro do Comitê de Educação e Desenvolvimento de Resgate Veicular e bombeiro voluntário em Concórdia há 20 anos fez palestra com o tema “Planos de ação, sua falta influência nas operações de resgate”.
No seu discurso, Peruzin destacou a importância do modelo para a sociedade por conta da sua viabilidade técnica, baixo custo operacional, além de contribuir para a cidadania. Ele também pediu aos líderes políticos e empresariais que apoiem os bombeiros voluntários. Quanto ao evento em si, destacou a oportunidade para troca de experiências entre bombeiros voluntários, contato com novas tecnologias e oportunidade de aprendizado, além de dar visibilidade ao modelo “bombeiros voluntários”.
Para comandante Anibaldo, “estes encontros são de suma importância para capacitação e aprimoramento de técnicas, bem como no suporte avançado.” O comandante dos Bombeiros Voluntários de Concórdia, Alexandre Grolli, também destacou o Enbov como oportunidade para compartilhamento de conhecimentos por meio da troca de experiências, participação em workshops, oficinas e palestras. “Além de representar os bombeiros voluntários em Santa Catarina, agregamos valores e conhecimento,” disse.
Sobre o Enbov – Encontro Nacional de Bombeiros Voluntários tem como proposta integrar os bombeiros e promover a capacitação. A programação desta edição trouxe painéis com atualizações sobre as legislações federais, estaduais e dos municípios sobre a atuação das unidades voluntárias, além de mostra de tecnologias e equipamentos. As edições 3, 4 e 6 foram realizadas em Santa Catarina, nas corporações de Joinville, Caçador e Concórdia respectivamente.
O evento contou com workshops com instrutores de corporações voluntárias de Portugal (onde 100% dos corpos de bombeiros do país são voluntários) e Venezuela, além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e de especialista de São Paulo e da Bahia. Os temas versaram desde atualizações no atendimento a incêndios em veículos (incluindo elétricos e movidos a gás natural) e emergências industriais, até novas tecnologias em equipamentos de proteção respiratórias e atualizações em controle de hemorragias (com certificação internacional pelo American College of Surgeons).
No segundo dia do evento foi realizado o Desafio Nacional de Bombeiros Voluntários, competição entre equipes em um circuito com obstáculos e situações inspiradas no dia a dia do atendimento dos bombeiros.