Diretoria executiva da ABVESC promove reunião administrativa com presidentes das associações filiadas

Os presidentes das corporações filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), juntamente com a Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, comandantes das unidades e bombeiros voluntários, se reuniram neste sábado, 30 de agosto, na corporação dos Bombeiros Voluntários de Joinville.
Este é o primeiro encontro do grupo dos presidentes após a deliberação em abril, em Treze Tílias, que propôs uma reunião presencial por semestre. O presidente dos Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi, deu as boas-vindas ao grupo e destacou a alegria em receber a todos na unidade de bombeiros voluntários mais antiga do país.
Leia mais:
Assembleia da ABVESC aprova contabilidade do exercício de 2024
O diretor presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler, conduziu a pauta do encontro, com destaque para a atualização do status do termo de fomento do biênio 2025-2026 mantido com o governo do Estado, que totalizará R$ 20 milhões. Segundo ele, a expectativa é de que os recursos sejam disponibilizados ainda no segundo semestre para a execução do plano de trabalho das filiadas. Hudler informou, também, que a Associação está se habilitando para recebimento de uma possível doação de pneus da Receita Federal, que serão distribuídos entre as unidades.

Ivan Frederico Hudler, diretor presidente da ABVESC, conduziu reunião administrativa

Moacir Thomazi, presidente dos Bombeiros Voluntários de Joinville, anfitrião do encontro
Ele também chamou a atenção para outros dois temas – e que estão no planejamento da atual gestão com vistas à valorização e ao fortalecimento do modelo: a implantação da ferramenta digital que fará a aplicação e controle da Instrução Normativa 02 (IN 02) – aprovada na assembleia realizada em setembro de 2024, que trata da manutenção da condição de corporação filiada a ABVESC, e utilização do software de gerenciamento e envio dos atendimentos realizados pelas equipes operacionais aos casos de urgência e emergência (sistema Fibra). Hudler destacou que no primeiro item, as filiadas receberão certificado com selo de eficiência. Os registros de atendimentos no sistema Fibra, por sua vez, são os balizadores do reteio de recursos do termo de fomento com o governo do Estado. “Toda orientação para cumprir a IN 02, bem como o sistema Fibra, é disponibilizada pela ABVESC”, lembrou.
Frente Parlamentar – O deputado Matheus Cadorin, um dos coordenadores da Frente Parlamentar em Defesa dos Bombeiros Voluntários na Assembleia Legislativa, participou da abertura da reunião. Ele falou do trabalho em favor da valorização do modelo “bombeiros voluntários em Santa Catarina” e do esforço em bem representar as corporações. Cadorin destacou que nos seus dois primeiros anos na Alesc já destinou R$ 4,1 milhões em emendas para as filiadas da ABVESC.
Segundo ele, em breve vai encaminhar projeto de lei, por meio da Fundação de Cultura do Estado, que reconhece os bombeiros voluntários como patrimônio imaterial de SC. “O reconhecimento vai facilitar o acesso à recursos inclusive no âmbito do governo federal”, destacou.
Compartilhe este artigo:
Categorias
- Arabutã — BV 12
- Araquari — BV 38
- Ascurra —BV 32
- Balneário Barra do Sul — BV 25
- Balneário Rincão — BV 46
- Barra Velha — BV 21
- Blog
- Caçador — BV04
- Campo Belo do Sul — BV 40
- Concórdia — BV 06
- Corupá — BV 11
- Guaramirim — BV 14
- Ibirama — BV 10
- Ilhota — BV 39
- Indaial — BV 27
- Institucional
- Ipumirim — BV 16
- Irani — BV 22
- Itaiópolis — BV 20
- Jaguaruna — BV 41
- Jaraguá do Sul — BV 03
- Joinville — BV 01
- Lindóia do Sul — BV 23
- Lontras — BV 45
- Massaranduba — BV 29
- Navegantes — BV 33
- Operacional
- Pomerode — BV 18
- Presidente Getúlio — BV 37
- São Francisco do Sul — BV 07
- São João do Itaperiú — BV 43
- Schroeder — BV 42
- Sem categoria
- Treze Tílias — BV 17
- Vitor Meireles — BV 44