O Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial, em parceria com o Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú, Demuttin, Casan, Esgofort, Incofios e Defesa Civil de Indaial, realizou durante os dias 26 e 30 de dezembro de 2016 e 10 à 12 de fevereiro de 2017, o curso de PRIMEIRA RESPOSTA EM PRODUTOS PERIGOSOS, que capacitou 24 alunos.
O curso contou com o apoio de instrutores de diversas unidades e abordou na grade curricular temas como: proteção respiratória, detecção de gases, equipamentos de proteção individual, identificação de produtos perigosos, zona de descontaminação, equipamentos específicos para trabalhar com produtos perigosos e contenção de vazamento.
Além das práticas já realizadas durante o curso, no último dia 11/02, ocorreu um simulado na Avenida Carlos Schoreder, em Indaial S/C, que caracterizou uma suposta colisão envolvendo um caminhão com produto Oxidante (5.2) e que envolveu duas vítimas. No cenário fictício os alunos do curso se organizaram entre chefia de socorro, auxiliares, equipe de resgate, equipe de descontaminação, equipe de atendimento as vítimas, entre outros que colaboraram para o atendimento a suposta emergência.
Comandante da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Indaial Evandro Vinotti, destaca a importância da atividade, considerando a frequência de produtos químicos que circulam diariamente da região pela Rodovia BR 470. “Precisamos estar preparados para esse tipo de situação, que pode trazer danos significativos as comunidades caso venha a ocorrer e graças à parceria com o poder público e a iniciativa privada, temos conseguido capacitar nosso contingente nessa área”.
Fonte e Fotos: Edson Berri – Subcomandante Bombeiro Voluntário de Indaial.