

Os Bombeiros Voluntários de Indaial, iniciaram neste mês (outubro) a operação de mais uma ferramenta importante nos atendimentos as ocorrências na região, que é o emprego de Drones, conhecido como veículo aéreo não tripulado. São dois equipamentos, um modelo “Mavic”, e outro “Inspire”.
Os equipamentos permitem fotografar e transmitir imagens em tempo real, contribuindo para a definição da melhor estratégia no atendimento as urgências e emergências.
A equipe dos Bombeiros Voluntários de Indaial que opera os equipamentos foi “batizada” de Albatroz e recebeu treinamento em São Paulo. Além de operacionalizar os Drones, a equipe irá capacitar mais bombeiros para a utilização dos equipamentos, que requer treinamento contínuo.
Segundo o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Indaial Evandro Vinotti, a aquisição destes Drones só foi possível graças ao esforço e apoio da Prefeitura de Indaial, empresários e da Diretoria Corporação.
“Graças aos apoiadores conseguimos adquirir estes equipamentos que facilitarão no momento de atender ocorrências, promovendo mais agilidade e dando maior dimensão do ocorrido”, disse o Comandante Vinotti.
O Comandante ainda explica em quais situações estas aeronaves não tripuladas poderão serem empregadas.
“Em situações como busca e salvamento de pessoas desaparecidas, gerenciamento de incêndios florestais, identificação de acidentes com produtos químicos, gerenciamento de incêndios em empresas, acidentes aéreos e entre outros”, finaliza.
Texto: Alex de Lima – Centro de Comunicação Social da ABVESC
Foto: Imagem a partir do Drone mostrando a sede dos Bombeiros Voluntários de Indaial