

No último domingo (3), um Bombeiro Voluntário da Corporação de Jaraguá do Sul, norte do Estado, salvou um bebê que estava engasgado realizando orientaçõe aos familiares por telefone.
O Voluntário Marciano Pereira, que já participa há dois anos na Corporação, estava atuando na Central de Operações da Corporação, quando por volta das 20h, atendeu a solicitação de ajuda para uma emergência por engasgamento com leite materno de um recém nascido de apenas sete dias de vida.
A partir da solicitação do socorro, o Bombeiro Voluntário foi eficaz, considerando sua capacitação para atuação na função e experiência, haja vista, que é Bombeiro Voluntário desde 1992, orientou a mãe ao telefone de como proceder, antes mesmo da chegada da ambulância dos Bombeiros Voluntários.
Marciano destaca que teve a certeza que deu certo, quando ouviu o choro da criança. “Procurei acalmar a mãe e pedi para ela passar o telefone para uma pessoa proxima, por que ouvia muitas pessoas tentando ajudar. Então falei com outro familiar, quando orientei como fazer as manobras para desobstruir as vias respiratórias”.
Com a aplicação das manobras e os procedimentos orientados pelo Bombeiro Voluntário, que eram realizadas pela mãe, a criança foi se restabelecendo, enquando a ambulância se deslocava.
Mesmo com a recuperação dos sinais da criança a equipe da ambulância encaminhou a mesma a uma unidade hospitalar de Jaraguá do Sul, para avaliação e acompanhamento médico.
Texto: OCP / Alex de Lima / ASCOM ABVESC
VEJA O QUE FAZER NESTES CASOS