Encerrou na sexta (26/5), uma capacitação sobre Resgate Veicular e temas relacionados, promovido pelos Bombeiros Voluntários, para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da cidade de Joinville.
O treinamento em conjunto, teve como proposta alinhar os procedimentos que são realizados por ambas as instituições em situações que envolvam atendimento pré-hospitalar, resgate veicular e até a existência de produtos perigosos, como carga tóxica ou derramamento de combustível por exemplo.
A capacitação que ocorreu no Centro de Treinamento dos Bombeiros Voluntários de Joinville, envolveu trinta profissionais do SAMU, entre condutores de veículo, socorristas, técnicos em enfermagem e enfermeiros, onde, foram divididos em equipes que passaram por 40 horas/aula, intercaladas entre teoria e prática.
Ricardo Vitorino – Sub Chefe de Equipe da Corporação de Joinville e um dos instrutores, reforça que dentro das suas ações de capacitação, os Bombeiros Voluntários procuram integrar outras instituições e órgãos públicos, para que ocorra o alinhamento dos conceitos e técnicas. “Como os profissionais do corpo de bombeiros são os que respondem pela grande maioria dos resgates em situações de incêndios, acidentes de trânsito, desabamentos, entre outros, procuramos nos atualizar constantemente e manter essa interação com outras equipes de resposta as urgências e emergências”.
Já para a coordenadora do SAMU de Joinville, Fabiane Vos, a capacitação unificada proporcionou uma troca de experiência única, afinal oportunizou o entendimento de toda a dinâmica que pode estrar envolvida em um acidente de trânsito. “Todos que participaram saíram com mais expertise no atendimento pré-hospitalar e conscientes do seu papel em um evento adverso”.
Fonte e Foto – Assessoria de Comunicação Bombeiros Voluntários de Joinville