O presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), Ivan Frederico Hudler, mantém o calendário de visitas às corporações filiadas. Nesta sexta (24 de setembro) ele visitou as unidades de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha e São João do Itaperiú, na região Nordeste do Estado. O propósito das visitas, além de conhecer a estrutura operacional, é esclarecer sobre os novos programas e serviços que a entidade está colocando à disposição das filiadas e, por outro lado, contribuir com suporte e orientações para as necessidades específicas de cada associada.
Segundo Hudler, até o fim do ano a ABVESC vai contratar um treinamento específico para bombeiro urbano – e oferecer gratuitamente vagas às filiadas. “O objetivo é levar cada vez mais qualificação e valores para as filiadas”, disse. Outro projeto é o de integração de dados da área operacional por meio de um software único, também disponibilizado gratuitamente para as unidades. “A geração de dados mostra a força do nosso modelo”, defendeu Hudler. Em todas as unidades que visitou o presidente entregou o relatório de atividades do exercício 2020.
Nos Bombeiros Voluntários de São João do Itaperiú o presidente foi recebido pela presidente da Associação, Elaine Cristina dos Santos Campesi, e o comandante, Rodrigo Francisco Caetano. Eles apresentaram o projeto de construção da nova sede em terreno anexo à sede atual da corporação, uma obra de 600 metros quadrados e prevista para execução nos próximos cinco anos. “Já estamos captando recursos e novas fontes de doação de recursos para tirar este projeto do papel”, explicou a presidente
O presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Balneário Barra do Sul, Elias Silveira também apresentou o terreno doado pelo Executivo municipal, onde será erguida a sede da corporação – atualmente, ocupa um local alugado, com pouco mais de 300 metros quadrados de área construída. Nesta corporação, assim como nos Bombeiros Voluntários de Barra Velha o presidente discutiu alternativas para ampliação das doações da comunidade e demais fontes de recurso, assim como dos termos de fomento em curso com o governo do Estado. “A ABVESC se coloca como uma apoiadora dos projetos”, reforçou na visita à presidente dos Bombeiros de Barra Velha, Kelly Andressa Paloco, e o subcomandante Orlando Ferreira da Silva.
O presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Araquari, Roberto Felício Xavier, e o tesoureiro, José Vazquez, explanaram sobre a retomada do projeto de conclusão da sede própria da corporação, um prédio também cedido pelo Executivo municipal às margens da BR-280. Já o comandante, Leandro Rodrigues, falou sobre a estrutura operacional e a alta demanda por atendimento pré-hospitalar uma vez que o município é cortado por duas rodovias federais e duas estaduais.