

Uma equipe de socorristas dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, atendeu por volta das 14h, do último domingo (26), a uma situação de engasgamento, que é tratado como obstrução de vias aéreas por corpo estranho — OVACE.
O operador da central de emergência da Corporação, Fabrício Iaginski, identificou a situação através do relato do solicitante, que possivelmente um masculino maior de idade, estava engasgado após se alimentar.
A equipe de socorristas deslocada para o local, foi interceptada no trajeto por populares em um veículo com a vítima ainda em processo de obstrução das vias aéreas, não respondendo a nenhum estímulo. Com as manobras corretas para esse tipo de situação, os socorristas voluntários Cristiano Schroeder, Bruno Nascimento, Rafael Eleutério e a estagiária Isamara de Souza, conseguiram fazer com que a vítima expelisse o que causava a obstrução.
Após desobstrução e estabilização dos sinais vitais, a vítima foi encaminhada a unidade hospitalar do município para acompanhamento médico.
O socorrista Cristiano Schroeder, fala do êxito do atendimento, desde o acionamento dos Bombeiros através do número de emergência 193, até a entrega da vítima no hospital. “Não existe algo melhor do que poder ajudar o próximo e ainda mais contribuir para salvar uma vida, isso nos motiva a estar sempre preparados e dar o melhor quando estamos atendendo”
Alex de Lima – Assessor de Comunicação e Imprensa da ABVESC