As unidades filiadas receberam a visita dos representantes da ABVESC, o coordenador do Conselhos dos Comandantes, Juliano Camilo e do secretário executivo Heitor Ribeiro Filho, nos meses de julho e setembro. A ação teve como propósito colocar a entidade à disposição das diretorias e comandos locais e contribuir com eventuais problemas locais, bem como traçar o diagnóstico das corporações, tanto no aspecto administrativo quanto operacional, para subsidiar a ABVESC na tomada de decisões para o fortalecimento do modelo.Para completar o roteiro eles percorrem, em 10 dias, pouco mais de três mil quilômetros. As filiadas também receberam um exemplar do Relatório de Atividades 2020 – Exercício 2019 da Associação.
O secretário da ABVESC destacou, como pontos positivos, a organização das corporações, a visível melhoria das estruturas de atendimento, a presença ativa das diretorias locais, bem como o estreitamento do relacionamento com o poder Executivo, seja no âmbito institucional ou financeiro. “Tudo isso contribui para a valorização dos bombeiros voluntários, traz prestígio e respeito”, observa Heitor Ribeiro Filho. Segundo ele, a entidade estadual vai atuar, nos próximos meses, para atender as reivindicações das corporações, alinhar procedimentos e centrar esforços no auxílio à prestação de contas da aplicação dos recursos repassados pelo governo do Estado por meio dos termos de fomento.
A estratégia é para melhorar a estrutura operacional das 31 corporações de bombeiros voluntários filiadas a ABVESC. Juntas, as unidades prestam serviços de urgência e emergência na área de prevenção e combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e eventos decorrentes de fenômenos climáticos em 50 municípios catarinenses, protegendo vidas, meio ambiente e patrimônio em um universo de 1,6 milhão de pessoas.
Diante deste cenário, de extrema responsabilidade, as corporações mantém projetos de melhorias nas condições de atendimentos, como aquisição de equipamentos, veículos de emergência, qualificação e até mesmo a construção de novas sedes, diz o coordenador do Conselho dos Comandantes, e comandante dos Bombeiros Voluntários de Concórdia, Juliano Camilo. Ele descreveu como “entusiasmado” o seu sentimento e percepção ao final do roteiro de visitas. “As corporações estão melhorando as estruturas, em todos os aspectos. Temos certeza que todos vão atingir o objetivo que almejamos, que é a constante qualificação e melhoria das estruturas.”